domingo, 10 de dezembro de 2017

Coluna do dia 10/12/17

***Última semana do brilhante espetáculo, Hoje é Dia de Rock, será apresentado de quinta a domingo no Guairinha***


Crédito das fotos: Vitor Dias.

***Gabriel Villela, um dos mais talentosos artistas da cena teatral brasileira, estreia novo espetáculo no Teatro Guaíra. A montagem Hoje é Dia de Rock”, texto do dramaturgo José Vicente, abriu temporada do Teatro de Comédia do Paraná dia 17 de novembro e segue até dia 17 de dezembro, de quinta-feira a sábado, às 20h30 e domingo, às 19h, no Guairinha. Villela, que está em Curitiba desde o início do mês de setembro, assina direção, cenários e figurinos.

Para a montagem do espetáculo foram criadas mais de 100 peças, incluindo figurinos, cenários e adereços, todos com muito requinte nos detalhes, trabalho artesanal realizado pelas mãos abilidosas do aderecista José Rosa, que acompanha Villela há 12 anos. Gabriel Villela é um dos principais diretores teatrais do Brasil, além de cenógrafo e figurinista. Está é a segunda vez que realiza um trabalho para o Teatro de Comédia do Paraná. Em 1997 montou, no Teatro Guaíra, a peça Aurora de Minha Vida, de Naum Alves de Souza, que foi um grande sucesso.


Em seu currículo constam mais de 40 espetáculos, entre eles, Macbeth, A Falecida, Ópera do Malandro, Romeu e Julieta, Esperando Godot. Sua produção mais recentemente é a tragicomédia, Boca de Ouro, de Nelson Rodrigues, que estreou em outubro, em Tucarena, São Paulo, e este mês volta ao mesmo palco, tendo como protagonista, o ator Malvino Salvador. “Gabriel Villela nos presenteia com esta maravilhosa fábula, construída com talento, delicadeza e amor. Resultado de um trabalho coletivo competente das equipes de criação e de produção, aliada a um elenco paranaense de atores talentosíssimos.

“Hoje é Dia de Rock”, é um espetáculo para os olhos, para a alma e para o coração!”, diz Monica Rischbieter, Diretora Presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra. O Teatro de Comédia do Paraná, projeto do Centro Cultural Teatro Guaíra e Secretaria de Cultura selecionou para a montagem de Hoje é Dia de Rock os atores: Arthur Faustino, Cesar Mathew, Evandro Santiago, Flávia Imirene, Helena Tezza, Kauê Persona, Luana Godin, Matheus Gonzáles, Nathan Milléo Gualda, Paulo Henrique dos Santos, Pedro Inoue, Rodrigo Ferrarini, Rosana Stavis.


Os atores foram preparados por Marco França, que também atua na peça, e além de ator é músico multi-instrumentista, premiado diversas vezes. Trabalhou com importantes profissionais, entre eles Ernani Maletta, Babaya, Francesca Della Monica, Helder Vasconcelos, Zeca Baleiro, Kika Freire, Débora Dubois, Márcio Aurélio e Gabriel Villela. Este ano realizou o musical Roque Santeiro, em cartaz no Teatro da FAP, Rio de Janeiro. Teatro de Comédia do Paraná (TCP) foi criado em 1963 com a finalidade de orientar e coordenar as atividades teatrais do Teatro Guaíra. Realizou inúmeras produções e fomentou a arte no Estado.

“A cultura paranaense vive um momento histórico, e esta nova produção do TCP vem comprovar isso. Trabalhamos para o retorno do TCP, para a consolidação do Profice, a implantação do Palcoparaná e a contratação dos músicos para a Orquestra Sinfônica do Paraná e bailarinos para o Balé Teatro Guaíra. O Plano Estadual de Cultura foi aprovado e o Governador Beto Richa sancionou. E agora o Teatro de Comédia do Paraná apresenta esse espetáculo que, com certeza, entra para a galeria das grandes produções realizadas no Paraná”, diz João Luiz Fiani, Secretário da Cultura do Paraná.

Ficha técnica: Hoje é dia de Rock. Texto José Vicente. Direção, Cenografia e Figurinos: Gabriel Villela. Diretor Assistente: Ivan Andrade. Direção Musical, arranjos e preparação: Vocal Marco França. Assistente de figurinos e aderecista: José Rosa. Iluminação Wagner Correa.

Serviço: Hoje é Dia de Rock - Teatro de Comédia do Paraná De 14 a 17 de dezembro, de quinta-feira a sábado, às 20h30 e domingo, às 19h. Classificação: 14 anos - Ingressos: R$ 20,00.

***Rouge vem em Março a Curitiba comemorar 15 anos***


Crédito da foto: Divulgação.

***O grande momento chegou! Após 11 anos de espera, os fãs do grupo Rouge já podem comemorar. A primeira e maior girlband do Brasil está de volta, com sua formação original, para uma turnê que celebra seus 15 anos de carreira. Com realização da BMoov, Aline Wirley, Fantine Thó, Karin Hils, Li Martins e Lu Andrade desembarcam em Curitiba no dia 09 de março, para o inédito “Rouge – 15 anos”, na Live Curitiba (R: Itajubá,143), que reúne os grandes hits que arrastaram multidões pelo Brasil.

O sucesso começou em 2002, quando o grupo foi revelado pelo reality show Popstars e estourou com Ragatanga, que fez milhares de pessoas dançarem ao ritmo frenético de Aserehe ra de re. Desde então, foram cinco discos lançados, mais de 3 milhões de cópias vendidas e 12 singles no topo das paradas as rádios. Agora, além da nova turnê, as cinco meninas preparam o lançamento do mais novo single, Bailando, produzido pelo badalado Umberto Tavares.

A faixa é a primeira do disco de retorno do grupo, que deve ser lançado em 2018. A banda – que estava separada desde 2005 – retornou oficialmente aos palcos no último dia 13 de outubro, após muitos pedidos para uma reunião com a formação original. Foi na festa Chá da Alice, tradicional no Rio de Janeiro, em que elas fizeram o grande show de retorno.

Os ingressos para as duas apresentações na capital fluminense esgotaram em apenas três horas. São Paulo não deixou por menos e repetiu a dobradinha, fazendo com o que o site da venda de ingressos ficasse fora do ar, devido ao grande número de acessos. E, em 2018, para atender aos pedidos dos demais fãs pelo Brasil, elas fazem uma turnê inesquecível que já tem passagem garantida pela capital paranaense.

A banda também lançará em breve um documentário com todo o processo de produção, ensaios e dedicação da equipe que batalhou muito para esse reencontro entre o grupo acontecer. Os ingressos para o show começam a ser vendidos nos próximos dias. Os valores devem ser divulgados em breve.

Sobre a BMOOV - A BMoov Brands & Bands é uma agência que nasceu para inovar e ser referência nos mercados de entretenimento e de marcas. A empresa trabalha com criatividade e inteligência em produção de eventos e shows, licenciamento de marcas, agenciamento de artistas, branded content e projetos especiais. Acompanhe a BMoov nas redes sociais em www.facebook.com/bmoovbb e www.instagram.com/bmoovbb.

Serviço: Rouge – 15 Anos em Curitiba Quando:09 de março de 2018 (Sexta) Local: Live Curitiba (R: Itajubá, 143 – Novo Mundo) Horário: 23horas.

***Evento marca a entrega do Barigui Woodland Park Residence, próximo ao Parque Barigui, em Curitiba***


Crédito das fotos: Kelley Ambrósio.

Na foto 01: O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o sócio da Valente Incorporações, Edson Ramon; o presidente da VistaCorp Empreendimentos, Luiz Francisco Viana Jr., e o diretor do Sinduscon/PR, João Carlos Perussolo.


Na foto 02: O presidente da VistaCorp Empreendimentos, Luiz Francisco Viana Jr., e o presidente da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi/PR), Jacirlei Soares Santos.


Na foto 03: O presidente da VistaCorp Empreendimentos, Luiz Francisco Viana Jr., os sócios da Valente Incorporações, Rafael, Edson e Fabio Ramon; e o diretor da VistaCorp, Rodrigo Gomes de Abreu.

***A VistaCorp Empreendimentos Imobiliários e a Valente Incorporações reuniram nessa quarta-feira (6/12) cerca de 100 convidados entre colaboradores, parceiros do mercado, autoridades, representantes de entidades e convidados, para o evento de entrega do Barigui Woodland Park Residence, condomínio-clube integrado à natureza com 22 mil m² de área construída, próximo ao Parque Barigui, em Curitiba.

O empreendimento, premiado como o melhor projeto arquitetônico residencial pela Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi/PR), foi concluído 100% no prazo. O presidente da VistaCorp, Luiz Francisco Viana Jr., disse que já foi realizada a assembleia de instalação do condomínio e que a partir da próxima semana os proprietários devem receber as suas unidades.

“Estamos entregando um empreendimento com 70% dos apartamentos vendidos, mesmo com um cliente mais seletivo, o que é um excelente resultado tendo em conta o contexto recente da economia nacional”, comentou. Viana ressaltou ainda que a incorporadora curitibana realizou oito vistorias próprias para atestar a conformidade de cada detalhe do projeto, que conta com 12 mil m² de bosque preservado, e destacou o impacto social da obra.

“Nesses três anos de construção do empreendimento, geramos 4 mil empregos diretos e indiretos, atendendo quase 10 mil pessoas e, assim, garantindo a renda de diversas famílias, num momento econômico bastante difícil”, observou. A grandiosidade pode ser medida em números. Para a construção do empreendimento, financiado pelo banco Bradesco, foram utilizados 7 mil m³ de concreto, 430 toneladas de aço, 1,4 mil esquadrias, 1.040 portas e 1 milhão de blocos cerâmicos.

“O condomínio foi pensando para ser sustentável a fim de não onerar o morador e preservar o meio ambiente. Prova disso é que temos uma cisterna com capacidade para armazenamento da água da chuva de 30 mil litros, que será reutilizada para lavar os carros e áreas comuns, além de pontos para recarga de carros elétricos”, salientou Viana. Lançado em 2014, o Barigui Woodland Park Residence tem quatro torres com 177 apartamentos.

Destes, são 75 com dois dormitórios e área privativa de 56 m² e 77 apartamentos com três dormitórios e área privativa de 71 m². O condomínio tem ainda sete coberturas com área privativa de 171 m², com terraço exclusivo de 26 m², assim como apartamentos Garden. Ao todo, são 7,2 mil m² de garagem no subsolo com 286 vagas, dimensões semelhantes a de um estacionamento de shopping center.

A área de lazer, destinada a todas as faixas etárias, tem eco lava-car, espaço de contemplação, salão de festas infantil e adulto, espaço família gourmet, espaço teen, espaço kids, sala de jogos e pub, piscina adulto e infantil individuais, solarium, espaço fitness com espaço reservado para alongamento/yoga, playground, quadra de futebol, pet care e espaço bricolagem para pequenos consertos.

Barigui Woodland em números · 20 mil m² de terreno. · 12 mil m² de bosque preservado. · 22 mil m² de área construída. · 7,2 mil m² de garagem. · 286 vagas de garagem. · 177 apartamentos. · 7 mil m³ de concreto. · 430 toneladas de aço. · 1,4 mil esquadrias. · 1.049 portas. · 1 milhão de blocos cerâmicos.

***Natura apresenta novo álbum de Livia Mattos: “Vinha da Ida”***


Crédito da foto: Divulgação.

***Depois de anos de experimentação Brasil afora, Lívia Mattos inicia - de fato - a sua trajetória fonográfica com o pé direito, lançando seu álbum “Vinha da Ida” (Natura Musical). Com trajetória peculiar, Lívia Mattos vem construindo o seu caminho na música de forma sólida e diversa: como sanfoneira da banda de Chico César; circulando com seu trabalho autoral em festivais como Akorden Festival Wien, na Áustria, e “Accordions Around The Wolrd, em NYC.

Como solista convidada da Orquestra Sinfônica da Bahia; como participante selecionada pelo programa OneBeat , nos EUA; com experiências de shows em grandes festas de rua, como Carnaval e São João; além da vasta experiência de criação da interface música/cena. “Vinha da Ida” é o retrato fonográfico do estradar dessa artista, que tem circulado como acordeonista, cantora e circense.

Encontrou no produtor Alê Siqueira, o parceiro ideal para produzir o disco, valorizando as construções advindas de seus trânsitos sonoros. É um disco de canção e de sonoridades, que coloca acordeom num lugar outro, de busca infinita, através de motes, riifs e cadências que inspiram a criação, a composição. O álbum é composto por dez canções autorais, sendo duas em parceria com o acordeonista franco-português Loïc Cordeone – que participa da faixa “Vou lá” - e uma com o guitarrista Jurandir Santana – que fez a direção musical das faixas trabalhadas com músicos na Bahia.

Participam também do disco artistas que fizeram parte da caminhada da sanfoneira: Chico César, com quem continua tocando; Toninho Ferragutti, amigo e mestre; e Zé Manoel, que foi sua aproximação mais forte recentemente, com o qual montou um show conjunto. Toda gestualidade e espontaneidade desaguou num resultado original, que mostra a contemporaneidade da musica brasileira, sem se sustentar em recursos eletrônicos. É o cancioneiro vivo, pulsante, híbrido, com identidade maturada nos anos de estrada, sem perder o frescor.

O disco passa por diversas cores, tanto do estilo das canções, como de formação, como também do lugar da sanfona e vozes. No entanto, não aparece como uma bricolagem, apresentando-se com uma identidade sólida e inusitada. A junção do acordeom com violoncelo e bateria, trouxeram nuances e cores novas às canções, combinando força, crueza e delicadeza. Já os bailes atlânticos, apresentadas por sua banda completa – tuba, guitarra baiana/bandolim, percussão, bateria e acordeom/voz - trazem os ares de quem vem da costa, de quem é litorânea, mas transita por muitos mundos. É do mundo.

Assim, sem baixo - além dos 120 baixos de sua sanfona - Lívia Mattos apresenta um disco de canção e sonoridades peculiares, com uma porção de musicas que se comunicam com o público de imediato, apesar de certas “estranhezas” interessantes - que ela própria chama de veneno. A atmosfera circense também é presente no disco, de maneira mais explicita pela canção “Melodia-a-dia”, e de maneira mais subjetiva na canção “Sob o céu sobre o chão”. A junção da tuba com acordeom também remete a esse universo em outras canções. É um disco salgado, de que vem da beira do mar, da costa, do suor, do salitre, da umidez, do choro, da dança, do sereno, da chuva.

É um disco de quem vai, de quem vive de ida, de estrada, de quem pressupõe que existir é ir. Tudo veio do respirar por esse fole, que desenha caminhos, vai e volta - nunca igual. A poética gira em torno da existência, desse seguir.... das contradições inerentes à vida, que ao mesmo tempo é divina e vadia, frágil e vigorosa, escassa e sortida - que tem o tempo e o mar como entidades. Este disco de Livinha reflete exatamente o q ela é: multiartista curiosa com suas inúmeras possibilidades de linguagens e sonoridades que não nunca cessam, pois são camadas infinitas de fato.

Os dois tons nas formações musicais que ela elegeu para produzir e mostrar suas músicas - a grande banda e o trio - fazem parte de um caleidoscópio maior de possibilidades, mas que independente delas, carrega em si sua história, refletida e representada, nessas músicas. Outro fato interessante a destacar é ela assumir o seu papel de cantautora, cantando lindamente suas canções. Pode parecer óbvio, mas a autora cantando o que ela compõe deixa registrado ali, para a eternidade, o que ele quis expressar. E por fim, não poderia deixar de ressaltar a Livinha instrumentista, que cada vez mais, está nos fazendo entender, de uma meneira forte e amorosa, que a sanfona é pertencente também ao universo feminino.

Por Letieres Leite - O projeto foi selecionado para receber o patrocínio do edital Natura Musical, com apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio do FazCultura. “O Natura Musical foi criado para valorizar a diversidade e identidade da música brasileira”, diz Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura. “Desde 2012, o edital Bahia já contemplou 26 projetos no Estado de artistas como Russo Passapusso, Larissa Luz, Giovani Cidreira, Lucas Santtana e, agora, Livia Mattos”, complementa.

Sobre o Natura Musical - Com doze anos, o Natura Musical tem hoje um papel inédito na valorização da produção contemporânea e da identidade musical brasileira: já apoiou mais de 1350 produtos culturais (mais de 1200 shows, 132 CDs, 26 DVDs, 21 livros e 5 filmes), chegando diretamente a 1,3 milhão de pessoas e 1,3 milhão de seguidores no ambiente digital. 

Na frente de fomento, os projetos são selecionados prioritariamente por meio de editais públicos, em nível nacional, com uso das Leis Rouanet e Audiovisual, e em nível regional, com uso de ICMS, conforme a disponibilidade de recursos. 

A marca lança em média 20 discos por ano, com destaques em listas de melhores do ano e premiações nacionais e internacionais, além de patrocinar shows, livros, filmes e acervos digitais. Ao inaugurar a Casa Natura Musical, em São Paulo, amplia sua participação no entretenimento, com uma vitrine permanente para a rica e pulsante produção musical brasileira.

Sobre a Natura - Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza. Líder no setor de venda direta no Brasil registrou R$ 7,9 bilhões de receita líquida em 2016, possui mais de 7 mil colaboradores, 1,8 milhões de consultoras e operações nos EUA, França, Chile, México, Peru, Colômbia e Argentina. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação B Corp no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico.

A estrutura da companhia é composta por fábricas em Cajamar (SP) e Benevides (PA), oito centros de distribuição no Brasil, um hub logístico em Itupeva (SP) e centros de Pesquisa e Tecnologia em São Paulo (SP) e Nova York (EUA). Detém o controle da fabricante australiana de cosméticos Aesop, com lojas em países da Oceania, Ásia, Europa e América do Norte. Produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as consultoras Natura, pela Rede Natura rede.natura.net, por meio do app Natura ou em lojas em São Paulo, Rio de Janeiro, Paris e Nova York. Para mais informações sobre a empresa, visite www.natura.com.br e confira os seus perfis nas seguintes redes sociais: Linkedin, Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.

***G2 Cia de Dança participa da campanha de Natal do Provopar***


Crédito da foto: Karin van der Broocke.

***La Cena (O Jantar), do G2 Cia de Dança será apresentado, dia 16 de dezembro, às 20 horas, no Guairão, em ação solidária do Propovar Paraná. A entrada será um brinquedo novo que deve ser trocado por um ingresso no dia da apresentação, a partir das 15 horas. Tornar especial o Natal das crianças atendidas pelo Provopar Paraná serve de inspiração aos bailarinos do G2 Cia de Dança que se preparam para apresentar o “La Cena (O Jantar)”.

Espetáculo alegre, divertido que narra as trapalhadas de um grupo de empregados contratados para trabalhar na mansão do Sr. Stahlbaum, na ceia de Natal. Com texto e direção de Cleide Piasecki, La Cena estreou em 2016 e se tornou sucesso do G2 Cia de Dança. A coreógrafa buscou inspiração em contos e personagens e de E. T. A. Hoffmann (Quebra-Nozes & Camundongo Rei e o Homem de Areia); Neil Gaiman (Sandman) e nos Ballets Russes (1909 a 1929), de Serguei Diaguilev.

A fonte de inpiração para o nome veio do filme La Cena (O Jantar), de Ettore Scola, de 1998. Desde sua estreia em 2016, La Cena foi apresentado em Curitiba e na cidades de São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Campo Mourão, Francisco Beltrão, Arapongas, Cascavel, Foz do Iguaçu e também em Fortaleza.

A Companhia – o G2 Cia de Dança foi criado em 1999, formado por bailarinos que atuaram no Balé Teatro Guaíra, que incentivados pela pesquisa de movimento e criação coletiva, se dedicam na montagem de espetáculos com linguagem contemporânea.

Ficha técnica La Cena: Texto, direção e criação de sonoplastia: Cleide Piasecki. Primeiro assistente de direção: Fernando Bachstein. Pesquisa: Melissa Giowanella. Coreografia: Cleide Piasecki e G2 Cia de Dança. Iluminação: Diego Bertazzo. Cenários e Figurinos: Ricardo Garanhani. Produção de Sonoplastia: Genderless Produções Artísticas.

Serviço: La Cena – G2 Cia de Dança Dia 16 de novembro, às 20h Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto - Guairão Ingressos: Um brinquedo novo que deverá ser trocado na bilheteria do Teatro Guaíra 3 horas antes do espetáculo.

***Hair stylist faz curso na Europa***


Crédito da foto: Divulgação.

***O hair stylist curitibano Junior Oliveira, do Torriton Patio Batel, acaba de voltar da Europa, onde esteve fazendo cursos de atualização a convite da L’Oreal Paris. Em Lisboa e Paris, o profissional participou do curso La Méthode Claude Julliard 2017.

Em Lisboa fez um curso de visagismo e, em Paris, na segunda fase do programa aperfeiçoou as técnicas de corte, coloração e penteados, dentro dos princípios do visagismo e as tendências internacionais mais atuais do setor.

***Museu Paranaense recebe apresentação da Camerata UTFPR***


Crédito da foto: Divulgação.

***No dia 15 de dezembro, a partir das 19h, a Camerata da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) realiza uma sessão musical no Museu Paranaense como encerramento da temporada 2017. A regência do grupo é do maestro Enaldo Oliveira. Os professores Jairo Chaves e Fernando Beghetto são convidados do espetáculo.

O evento é a segunda apresentação do Concerto para Viola em Sol Maior de Antonio Rosetti (1750-1792). O programa conta ainda com peças de Béla Bartók, Adagio de Albinoni e Adagio Contrapunctus de Fernando Beghetto. A entrada é franca, mas as vagas são limitadas. O público deve confirmar a presença pelo email: mp.acaocultural@seec.pr.gov.br, mais informações pelo telefone (41) 3304-3300.

Convidados - Jairo Chaves - Violista, professor e arranjador, é 1º violista da Orquestra Sinfônia da UEL desde 1995. Já esteve solando com a Orquestra de Câmara da Baviera (Alemanha), Orquestra de Câmara Brasileira, Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra de Câmara do Pará, entre outras. Nesta apresentação fará o solo da peça Concerto para Viola e Orquestra em Sol Maior, de Rosetti, entre outras obras.

 Fernando Beghetto - Engenheiro civil, professor da UTFPR, músico, compositor e instrumentista em violão, guitarra e baixo. Possui quatro álbuns de composição instrumental, entre eles: estudos para guitarra, quarteto de cordas, piano e dois concertos para orquestra. Nesta apresentação será executada a obra de sua autoria Adagio, um dos dez movimentos que compõe o álbum Contrapunctus, inspirado no compositor barroco Johann Joseph Fux.

Serviço: Camerata UTFPR Encerramento da temporada 2017 15 de dezembro de 2017 às 19h Entrada gratuita. Museu Paranaense Rua Kellers, 289 – São Francisco – Curitiba/PR Terça a sexta-feira das 9h às 18h - Sábado, domingo e feriado das 10h às 16h www.museuparanaense.pr.gov.br | (41) 3304-3300.

***Concurso “Minha Ideia de Negócio” divulga vencedores***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Estimular jovens a pensar no futuro, na melhor idade, desenvolvendo também o espírito de inovação e empreendedorismo. Guiado por este objetivo, o concurso “Minha Ideia de Negócio”, promovido pela Junior Achievement em conjunto como SESI/PR, divulgou neste mês os grandes vencedores.


O projeto Ibridge, da cidade de Toledo, foi o primeiro colocado, seguido por “SOS Code”, vindo da cidade de Irati, e “Point”, de Toledo. Os selecionados foram escolhidos entre as 1.346 ideias de negócio cadastradas na plataforma desenvolvida para o concurso em sua primeira fase.


Dessa primeira etapa, 50 ideias de negócio foram filtradas para a segunda fase e apenas cinco equipes ficaram como finalistas com suas iniciativas sobre o tema “Longevidade ativa: promoção da saúde e educação para toda vida”.

Voltado a alunos do ensino médio do SESI e do SENAI, o programa se dá através de uma competição online, na qual estudantes desenvolvem ideias de negócios com foco na solução de problemas da sociedade.

Em novembro, os finalistas visitaram Curitiba para uma série de programações com visitas a empresas e conversas com executivos e empreendedores locais. Durante a programação o SESI/PR e a Junior Achievement divulgaram os vencedores. Serviço: Concurso Minha Ideia de Negócio SESI/PR - www.sesipr.org.br. Junior Achievement - www.jabrasil.org.br.

***Roberta Campos lança clipe de “Abrigo”***


Crédito da foto: Divulgação.

***A cantora e compositora Roberta Campos lança hoje seu novo clipe. O vídeo é da música “Abrigo” https://www.youtube.com/watch?v=meRbMxfxCvM, sucesso da mineira na trilha da novela “O Outro Lado do Paraíso” (Globo). As imagens foram gravadas no Rio de Janeiro com direção geral e roteiro de Bruno Bennec.

Em clima lúdico, ela aparece em diferentes tamanhos, sempre sozinha e interpretando a canção introspectiva. “Tive o prazer de dirigir o penúltimo videoclipe da Roberta, ‘Minha Felicidade’, e agora esse. Em ‘Abrigo’ buscamos manter o clima doce e apaixonante da cantora em um ambiente mais lúdico.

Buscamos inspirações nos clássicos da literatura como ‘Alice’ e ‘As viagens de Gulliver’, numa releitura experimental em parceria com a produtora de animação e 3D, a BL3ND” – conta ele. “Abrigo” é de seu mais recente álbum, “Todo Caminho É Sorte” (Deck/2015). Roberta Campos é nacionalmente conhecida por sucessos como “Varrendo a Lua”, “Mundo Inteiro”, “De Janeiro a Janeiro” e “Minha Felicidade”, essa última tema de abertura da novela “Sol Nascente” (Globo).

Ficha técnica - Direção: Bruno Bennec e Juan M. Díaz. Roteiro: Bruno Bennec. Direção de Fotografia: Tuna Mayer. Edição e montagem: Marcelo Perrone. Produção executiva: Bruno Bennec. Coprodução e pós-produção: Estúdio BL3ND. Supervisão de efeitos visuais: Juan M. Díaz. 3D e animação: Felipe Rebelo e Miguel Lessa. Direção de arte: Adalto José de Brito Silva. Maquiagem e cabelo: Lili Moretti. Figurino: Evelyn Branco.

***Movimento Colabora lança livro sobre cooperação na educação em parceria com Instituto Positivo***

***O livro “Cooperação Intermunicipal – experiências de Arranjos de Desenvolvimento da Educação no Brasil”, escrito pelo pesquisador Luiz Fernando Abrucio e lançado pelo Movimento Colabora, trata de uma das principais condições para a melhoria da educação pública, hoje, no Brasil: a cooperação.

A troca de experiências e a realização de parcerias permitem que sejam colocadas em prática políticas públicas com metas comuns, redução de custo e aumento da eficiência, tornando assim todo o processo mais sustentável. O livro foi realizado pelo Movimento Colabora, com coordenação do Instituto Positivo. 

O objetivo da obra é ajudar a fomentar e fortalecer ações colaborativas entre municípios, em especial os Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs). Com ele, o Movimento Colabora espera dar continuidade aos estudos e às análises sobre o tema, além de contribuir para o aprofundamento do debate nacional sobre esse importante modelo de colaboração intermunicipal. 

“O livro faz um resgate histórico da Política Educacional Brasileira, aprofunda o tema Colaboração na Educação e analisa a trajetória e as conquistas de sete diferentes ADEs, sistematizando sua implementação como um guia para outras parcerias”, explica o Especialista em Educação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), João Marcelo Borges.

O Movimento Colabora Educação conta com os seguintes membros: BID, Instituto Positivo, Instituto Natura, Instituto Unibanco, Fundação Itaú Social, Movimento Todos pela Educação, Fundação Lemann e Instituto Ayrton Senna. Criado em 2016, seu objetivo é incentivar ações cooperativas entre entes federados no âmbito das políticas públicas de educação.

A obra traz as experiências dos seguintes ADEs brasileiros

1) O Instituto Chapada (localizado na Bahia). 2) O ADE Estrada de Ferro de Carajás (localizado no Maranhão). 3) O ADE Noroeste Paulista (localizado na região de Votuporanga, em São Paulo). 4) O Arranjo Saber (localizado na região de São Jose do Rio Preto, em São Paulo). 5) O ADE/Granfpolis (localizado na região da grande Florianópolis, em Santa Catarina). 6) O ADE CoGemfri (localizado na região da foz do Rio Itajaí, em Santa Catarina). 7) O ADE Norte Gaúcho (localizado na região de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul). A versão digital do livro está disponível para download gratuitamente no site do Instituto Positivo (http://www.institutopositivo.org.br).

Sobre o Instituto Positivo - O Instituto Positivo (IP) foi criado em 2012 e atua como gestor do Investimento Social Privado do Positivo. A principal vocação do Instituto – a Educação – comunga com a do Grupo como um todo. Assim, desde 2015, o IP passou a instituir como prioridade de ação o fortalecimento e a melhoria da educação básica brasileira. Para atingir seus propósitos, o Instituto Positivo se beneficia das competências adquiridas pela longa trajetória do Grupo Positivo, como a extensa e qualificada rede de parceiros. Os relatórios de sustentabilidade do Grupo Positivo, que mostram a estratégia de gestão dos temas mais relevantes em que a instituição atua, podem ser visualizados no site positivo.com.br/instituto/sustentabilidade.

Sobre o Movimento Colabora Educação - Com o objetivo de fomentar e fortalecer ações cooperativas entre entes federados no âmbito das políticas públicas de educação, o Movimento Colabora Educação foi criado em 2016 como uma Mesa Temática do Conselho Consultivo da Sociedade Civil do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil.O Colabora conta com os seguintes membros: Instituto Natura, Instituto Unibanco, Fundação Itaú Social, Movimento Todos pela Educação, Fundação Lemann, Instituto Positivo e Instituto Ayrton Senna, além do próprio BID.

***Cuidados com a pele redobram no verão***


Crédito da foto: Divulgação.

***Estudos demonstram que a exposição aos raios ultravioleta do sol causa danos irreversíveis ao DNA das células da pele. Isso não só aumenta os riscos de câncer de pele, como causa envelhecimento prematuro das células originando rugas e manchas. A dermatologista Natasha Unterstell explica que para evitar estes e outros problemas é essencial manter hábitos saudáveis. “É possível ter uma pele viçosa e saudável em qualquer idade, desde que a pessoa mantenha regularmente e desde cedo uma rotina apropriada de cuidados com a pele”, diz.

Obviamente, a proteção contra os raios UVA e o UVB é uma das maneiras mais eficazes de prevenir as rugas e os danos causados pelo sol. “Os cuidados com o sol e a luz branca já minimizam muito os riscos de envelhecimento precoce”, explica. Natasha. Todavia, a médica, que trabalha fortemente na prevenção de doenças de pele, lembra que há alguns outros fatores simples que podem ser empregados no dia-a-dia para retardar o envelhecimento da pele.

São eles: Uso correto de produtos para a pele – Para uma pele mais saudável e bonita, utilize produtos próprios para o seu tipo e idade de pele. O uso de produtos com álcool ou fragrâncias na formulação podem irritar e ressecar a pele. Proteger-se do sol – Use protetor solar com fator de proteção contra os raios UVA e UVB tanto ao ar livre, quanto nos ambientes fechados. Os protetores faciais devem ter fator de proteção superior a 30 e de preferência ter cor de base para bloquear a penetração da luz visível na pele, que também pode causar o surgimento de manchas.

Se você tem atividades constantes ao ar livre, lembre que existem roupas, chapéus e até guarda-sol e sombrinha com proteção solar. Use diariamente protetor solar nas mãos e colo, porque essas áreas também ficam mais expostas &ag rave; radiação e envelhecem. Hidrate muito – a produção de colágeno e elastina diminui a partir dos 30 anos. Portanto, manter a pele hidratada é fundamental. O melhor momento para usar o hidratante é após o banho. Caso sinta a pele muito ressecada, repita o hidratante mais de uma vez ao longo do dia. Tome bastante água.

Uso de ácidos – Inclua a rotina produtos que contenham alfa- hidroxiácidos ou ácido retinóico para promover a renovação da pele , clarear mancas e estimular a produção de colágeno. Para isso consulte seu dermatologista para avaliar qual é o mais indicado para o seu tipo de pele. Uso de antioxidantes – utilize antioxidantes tópicos como vitamina C, vitamina E, ácido ferúlico para prevenir a ação dos radicais livres na pele e retardar o envelhecimento.

Não fume – O tabaco contém toxinas que podem deixar o rosto com “aspecto de fumante”. O termo é usado pelos médicos para descrever a pele opaca, seca, flácida e com rugas ao redor da boca bem característico dos fumantes. Alimente-se bem – Coma muitas frutas, hortaliças, verduras e proteínas e evite a ingesta excessiva de alimentos com açúcar / carboidratos , pois o açúcar em excesso promove o envelhecimento da pele através do processo de glicação das células. Neste processo, ocorre a ligação das moléculas de açúcar à proteínas que sofrem mutações e consomem colágeno e elastina, moléculas essenciais para sustentação e firmeza da pele.

Sobre Natasha - Natasha Unterstell é dermatologista, com residência na Universidade do Rio de Janeiro, Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Tem cursos de extensão na Europa e nos Estados Unidos e diversos trabalhos técnicos publicados por revistas científicas.

***Frade franciscano lança dicionário de religiosidade popular***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Será lançada nesta segunda-feira (11), às 19h30, na Casa Romário Martins, a obra “Dicionário de Religiosidade Popular”, de autoria do frade franciscano Francisco van der Poel, o Frei Chico, docente do Instituto Jung e do Instituto Santo Tomás de Aquino, de Belo Horizonte (MG). O livro é resultado de 40 anos de pesquisas em que o autor reuniu e organizou em verbetes uma grande variedade de informações sobre a vida e a experiência religiosa do povo brasileiro.

Este é o primeiro dicionário do gênero no país. Seguindo a linha humanista, Frei Chico fez uma pesquisa aberta e abrangente, buscando a coerência de suas culturas e não tanto a lógica total e racionalista. Tanto recorreu às ciências e às artes, quanto procurou estar presente em ritos e cerimônias. Pesquisou também arquivos no Brasil e em Portugal.

Na análise da relação entre cultura e religião, alguns temas são constantes: as raízes indígenas, a memória da escravidão e da mãe África, a forte influência lusa, a brasilidade mestiça, a dialética entre o oficial e o popular hoje e no passado, migração e urbanização, a situação socioeconômica, a mídia, a união na diversidade, a comunidade de base, instituições religiosas e a fé viva do povo.

Assim, o dicionário enfoca não apenas o tradicional, mas a múltipla experiência religiosa brasileira no passado e no presente. O autor privilegiou a fala do povo através dos seus representantes: o mestre da folia, a rezadeira, o capitão do congado, a mãe de santo, o cordelista e tantos outros. Suas histórias, depoimentos, provérbios, cantos e orações estão destacados no livro.

Na religiosidade popular, aparecem assuntos como a espinhela caída, simpatias para curar, transe, visagens – todas compreendidas no seu contexto cultural. Sobre o autor – Francisco van der Poel, franciscano, é licenciado em Filosofia em São João del Rei (MG) e formado em Teologia, na Holanda. É membro do corpo docente do Instituto Jung e do Instituto Santo Tomás de Aquino (MG), do Conselho do Centro da Memória da Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, da Comissão Mineira do Folclore, do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais e da Ordem dos Músicos do Brasil. Publicou seis livros e é palhaço do Teatro Terceira Margem, em Belo Horizonte.

Serviço: Lançamento da obra “Dicionário de Religiosidade Popular”, de Frei Chico Local: Casa Romário Martins – Largo da Ordem, 30 Data e horário: 11 de dezembro (segunda-feira), às 19h30 Entrada franca.

***Roots American Amber Lager é lançada em Curitiba***

***Dica para o público cervejeiro: neste sábado (9/12) acontece, no Lounge Batel, o lançamento do Roots American Amber Lager. Serão 60 litros de chope vendidos por ml com pagamento via cartão pré-pago, deixando o cliente livre para escolher e controlar quanto e como quer sua bebida. 

Elaborado com maltes importados do Estados Unidos, o chope é refrescante e frutado, levemente maltado e equilibrado com o amargor do lúpulo. “Tenho certeza que os clientes vão aprovar a novidade. 

É uma honra receber em nosso complexo de entretenimento mais um lançamento do segmento de cervejas”, afirma o sócio do Lounge Batel Bruno Mattana. Quem quiser degustar a novidade, o Lounge Batel funciona a partir das 18h e não cobra entrada. 

Serviço: Lounge Batel Rua Coronel Dulcídio, 918- Batel / Curitiba - PR (41) 99258-3960 www.loungebatel.com.br - Insta: @loungebatel | www.facebook.com/loungebatel.

***Hotel TRYP Higienópolis renova seu cardápio***


Crédito da foto: Divulgação.

***Após ter divulgado recentemente um menu especial de opções para crianças, o hotel TRYP Higienópolis/SP, administrado pela Meliá Hotels International, apresenta o novo cardápio do seu restaurante, o Giallo. As novidades foram preparadas pelas mãos habilidosas do Chef Frasson que incluiu no menu uma maior variedade de sabores além de manter os pratos clássicos mais pedidos no restaurante.

Servido em porção individual, o escalope de filé com farfalle à Carbonara é composto por bacon, parmesão, gema de ovos e creme de leite, e custa R$ 55. Outra sugestão do Chef é o linguado ao molho de alcaparras com arroz à grega e batatas rústicas – R$ 60, e ainda o risoto de abóbora com carne seca e queijo coalho por R$ 40.

O cardápio não poderia dar mais água na boca, pois ainda há outras opções como: grelhados, peixes, carnes, aves, sopas, saladas, massas e risotos, além de deliciosas sobremesas, como a mousse de chocolate e maracujá e a delícia de abacaxi com sorvete de creme. 

O restaurante – um dos grandes destaques do TRYP Higienópolis é a gastronomia, a qual hóspedes e passantes podem desfrutar da cozinha contemporânea do Restaurante Giallo. Comandado pelo Chef Frasson, funciona diariamente nos horários de almoço e jantar, e conta com um café da manhã com mais de 50 itens pelo preço de R$ 39 por pessoa. O Giallo ainda serve room service 24 horas para os hóspedes do hotel.  

Serviço: Restaurante Giallo/TRYP Higienópolis – Rua Maranhão, 371 – Higienópolis, São Paulo/SP Informações e reservas: pelo telefone (11) 3665-8200 ou pelo e-mail aeb.higienopolis@tryphotels.com.br.

Sobre o Restaurante Giallo - Com uma cozinha contemporânea, o restaurante Giallo, localizado no hotel TRYP Higienópolis garante a qualidade no atendimento e na gastronomia. O restaurante, comandado pelo experiente chef Francisco Frasson, funciona diariamente oferecendo um cardápio diversificado para o almoço, que inclui saladas, pratos quentes e sobremesas variadas. No jantar, o serviço à la carte traz um menu especial todos os dias. Adicionalmente, há a disponibilidade para opções gastronômicas específicas para festas e eventos.

Sobre a Meliá Hotels International no Brasil - No Brasil há 25 anos, a Meliá Hotels International é pioneira em seu segmento e é considerada uma das 3 Melhores Redes Hoteleiras do País por sua trajetória de grande sucesso. Atuando principalmente no segmento de hotéis “business”, a rede – que já administra diversos empreendimentos localizados nas cidades de São Paulo, Campinas, Brasília, Recife e Rio de Janeiro, sob as marcas Gran Meliá Hotels & Resorts (sua marca de luxo mais universal e emblemática), Meliá Hotels & Resorts e TRYP by Wyndham. Os hotéis administrados pela rede no Brasil foram selecionados pelo guia Michelin em 2015, 2016 e 2017 e receberam o Certificado de Excelência 2016 e 2017 do TripAdvisor. www.melia.com.

***Mundo Psicodélico Festival estreia com Vini Vici, Captain Hook e grandes nomes do Trance***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A marca Mundo Psicodélico após alcançar mais de dois milhões de seguidores em suas redes sociais acaba de lançar o Mundo Psicodélico Festival. Marcado para acontecer neste sábado (16), o evento contará com mais de 12 horas de programação que inclui grandes nomes internacionais como o duo Vini Vici, Captain Hook e Major7. Focado em unir diversas pontes da música eletrônica, o Mundo Psicodélico Festival é a nova aposta para todos os amantes do gênero.

Com uma estrutura totalmente conceitual, o público poderá desfrutar de dois palcos, sendo eles o Pista Psicodélico com atrações de peso do Trance nacional e internacional e o Pista Mundo com diversos artistas de diferentes vertentes. Com grandes proporções, o festival acontecerá no Complexo Canindé em meio a uma floresta.


A ideia cenográfica foi desenvolvida pelo coletivo Surya EcoArt que aliado a uma grande equipe desenvolveram um palco de 25 metros de largura com 12 de altura que receberá ao longo de todo o evento projeções. Intervenções artísticas também compõem o cenário do evento que busca passar a imagem de uma "floresta encantada". O festival ainda contará com pontos de venda da marca Mundo Psicodélico, que atualmente distribui online seus materiais.

LINE-UP Pista Psicodélico: Vini Vici, Bliss, Captain Hook, Loud, Major 7, Upgrade, Zanon, Element, Rica Amaral B2b Feio, Mundo Psicodélico, Kaleb. Pista Mundo: Gabe, Eli Iwasa, Zerb, Volkoder ,Jord, Guilherme, Godoy B2b Jonnhy Frazão, Germek, Once Cube, Alex The Joker, Gatteli, Adriano Pagani.

Sobre o festival - Com a intenção de oferecer novas experiências ao público que entende e gosta de música eletrônica, o Mundo Psicodélico Festival surge com diferencial por abraçar e apoiar a arte livre. A ideia principal é de oferecer ao público uma noite de grandes experiências e vivências.

É o local certo para fugir da realidade. A marca Mundo psicodélico também é conhecida por suas camisetas de alta qualidade que estampam personagens e imagens que remetem ao principal ideal levantado: a diversão e a cultura.

Serviço: Mundo Psicodélico Festival Data: 16 de dezembro de 2017 Local: Complexo Canindé | Rua Azurita, 41 - São Paulo/SP Ingressos: www.ingresse.com/mundopsicodelicofestival Horário: 20h às 10h - Classificação: +18.

Nenhum comentário:

Postar um comentário