domingo, 1 de outubro de 2017

Coluna do dia 02/10/17

***Primeiro edifício corporativo do Brasil com autossuficiência em água e energia é de Curitiba***


Crédito das fotos: Gabriel Rodrigues.

Foto 01: Sede da RAC Engenharia em Curitiba.


Foto 02: Felipe Faria e Ricardo Cansian.


Foto 03: Felipe Faria, Ricardo Cansian, Guido Petinelli.


Foto 04: Ricardo Cansian e Gonzalo Serra.

***O diretor-executivo do GBC Brasil, Felipe Faria, concedeu ao diretor da RAC Engenharia, Ricardo Cansian, a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design ou Liderança em Energia e Projeto Ambiental) Platinum para a nova sede da empresa sediada em Curitiba que é o primeiro edifício corporativo NET Zero Água e Energia do Brasil, ou seja, produz toda a energia elétrica que consome e também capta e trata todo o esgoto sanitário gerado, bem como torna a água de chuva potável. O projeto teve a consultoria ambiental da Petinelli e é assinado pelo arquiteto Gonzalo Serra.

A edificação recebeu a maior pontuação da América Latina referente a essa certificação, com 97 pontos, e também foi a ganhadora do 4º Prêmio Saint Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável, que conscientiza sobre a importância das construções sustentáveis para o setor. O diretor da RAC Engenharia, Ricardo Cansian, conta que para se chegar a essa autossuficiência foi adotada uma série de equipamentos e sistemas sustentáveis, previstos ainda na fase de projeto, que acarretaram um investimento extra de 14% à edificação.

“A economia proporcionada pelo correto dimensionamento dos sistemas é capaz de reduzir o consumo geral do edifício em 27%. Só a economia de energia, se comparado a um edifício padrão do mercado, é de aproximadamente R$ 20 mil por ano”, comenta. O conceito do empreendimento foi desenvolvido em parceria com a empresa de consultoria em sustentabilidade Petinelli. De acordo com diretor da empresa, Guido Petinelli, a sede da RAC marca uma importante evolução das construções verdes não apenas no Paraná, mas também no Brasil.

“Não é por coincidência que o primeiro edifício Net Zero Energia e Água no Brasil também obteve a maior pontuação LEED. A certificação foi criada para reconhecer excelência, não existe exemplo mais nítido de excelência no que diz respeito a desempenho em edificações do que um edifício ultra eficiente que gera toda a energia que precisa para operar, trata todo o esgoto gerado in loco e substituir a água fornecida pela concessionaria por água tratada da chuva”, destaca.

A estimativa é de que o montante investido seja recuperado entre 8 e 10 anos. Mas, para Cansian, esse não é o ponto essencial para a tomada de decisão em se investir em construções sustentáveis. “O que norteia essa escolha é a busca de soluções que tornam a edificação mais eficiente, otimizando o uso dos recursos naturais e evitando excessos, com intenção de agregar qualidade ao empreendimento. Trata-se mais de uma mudança de visão sobre a forma de conduzir os negócios e projetos na construção civil do que meramente uma questão de custo”, opina.

Segundo o diretor executivo do GBC Brasil, Felipe Faria, as construções verdes se tornaram a melhor opção de negócio do mercado imobiliário. “O mercado de construções verdes no Brasil tem se consolidado nos últimos dez anos, com o engajamento de toda a cadeia produtiva da construção civil, que envolve construtoras, arquitetos, fornecedores de produtos e serviços e outros agentes do mercado”, avalia. Em um ranking de 165 países onde a certificação para construções verdes LEED se faz presente, o Brasil ocupa a 4ª posição com 1.230 projetos registrados.

Em 2016, mesmo diante de aspectos pessimistas do ponto de vista econômico e político do país, a construção sustentável apresentou outra realidade, com um dos melhores desempenhos em termos de novos projetos registrados buscando uma certificação. Foram 205 projetos novos (LEED e Casa), sendo que o recorde é de 2012 (209), segundo o GBC Brasil. Para Faria, esses dados são um retrato da ampliação da participação de mercado das construções verdes no país. “Além dos empreendimentos de alto padrão, hoje as residências, creches públicas, instituições de ensino, lojas de varejo, entre outros empreendimentos já buscam suas certificações, o que é um importante avanço”, destaca.

Zero energia - Para se chegar à NET Zero Energia, toda a energia para consumo do prédio da RAC Engenharia é gerada por painéis fotovoltaicos, inclusive para ar-condicionado, elevadores e equipamentos. Com 19,8kW de potência instalada, tem-se a geração anual de 26.509 kW. Petinelli explica que, com a utilização da ferramenta de simulação energética no edifício, foram avaliados os dados de radiação solar local para o dimensionamento do sistema fotovoltaico, buscando a autossuficiência na geração de energia que será consumida durante as horas de trabalho no prédio.

Ainda, investiu-se na eficiência dos sistemas de ar-condicionado e iluminação, dimensionados conforme simulação termoenergética via software, evitando a instalação de capacidade acima do necessário, o que proporciona mais conforto aos ocupantes. Para isso, algumas das soluções adotadas foram a redução da carga térmica através de estudos da envoltória, iluminação por lâmpadas de LED, sensores fotométricos e de presença, além de dimerização contínua das luminárias. Para favorecer a iluminação natural, adotou-se como solução o uso de brises (também conhecidos como “quebra-luz”), para evitar ofuscamento nos usuários para o sol nascente (verão) e para maior insolação no inverno.

O controle da temperatura, com redução das ilhas de calor, também é possibilitado por telhados verdes, contabilizando uma economia de 60% do consumo de energia. Além disso, optou-se pela instalação de ar-condicionado supereficiente, que varia sua capacidade de acordo com a real carga térmica instantânea necessária. “Comparando-se com um prédio padrão no mercado, o projeto conta com uma redução de 46% do consumo de ar-condicionado e uma capacidade instalada 44% inferior”, comenta o diretor da RAC Engenharia. Zero água- Já a principal medida para se chegar à autossuficiência em água é a captação, tratamento e transformação dos efluentes in loco.

Para isso, a sede da RAC Engenharia conta com uma estação de tratamento de esgoto própria. O tratamento preliminar consiste na decomposição da matéria orgânica, que gera lodo coletado uma vez por ano. A segunda fase de tratamento é feita por meio de reatores anaeróbicos e wetlands, jardins filtrantes que usam plantas flutuantes ou emergentes para montagem de um poço artesiano, completando o processo de desinfecção e reuso das águas cinzas e negras (usadas para lavar louça, roupa e do banho) para reuso nos vasos sanitários.

“O excedente é despejado nas galerias municipais, após passar, necessariamente, pelo processo de tratamento e filtragem natural “, explica Petinelli. A sede da RAC Engenharia conta ainda com um sistema de captação da água das chuvas, que se dá num reservatório principal de 5 mil litros, onde reserva-se a água captada no telhado da edificação. Esta, após o devido tratamento, torna-se potável e própria para reutilização em torneiras e chuveiros. “A utilização de metais e louças de reduzida vazão hídrica, juntamente a acionamentos inteligentes, contribuem para essa racionalização, já que diminuem a demanda de água e o volume de efluentes produzidos pela edificação”, ressalta Cansian.

A nova sede da RAC Engenharia também estimula o uso de meios de transporte alternativos. A edificação conta com ponto de recarga para carro elétrico, que permite carregar a bateria do veículo através da energia solar. A empresa curitibana também incentiva o uso de transportes particulares em grupo, como van e carona solidária, com vagas especiais para os veículos de quem pratica esta modalidade. Além disso, o prédio conta com bicicletário e vestiário para o uso dos funcionários.

***RPC se aproxima ainda mais da população com o novo Paraná TV – 1ª Edição***


Crédito da foto: Divulgação.

***O mês de outubro começa com novidades no jornalismo da RPC. A partir da próxima segunda-feira (2), o Paraná TV 1ª Edição, jornal do meio-dia, será feito inteiramente com apresentação local nas emissoras de Ponta Grossa, Maringá, Cascavel e Noroeste. Com a mudança, o jornal que atualmente tem dois blocos apresentados localmente e dois apresentados de Curitiba, passará a ter os quatro blocos com os apresentadores das próprias cidades.

O Paraná TV quer se aproximar ainda mais dos telespectadores e ter mais tempo para mostrar as notícias da região e de todo o estado. Desde novembro de 2014, o Paraná TV – 2ª Edição, que vai ao ar a partir das 19h, já é apresentado localmente nas oito emissoras da RPC, que cobrem as regiões de Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Guarapuava, Maringá, Londrina e o Noroeste. “Essa era uma mudança esperada não só pelo telespectador, mas também pelas nossas equipes.

Com mais tempo perto desse público, teremos espaço para valorizar ainda mais os acontecimentos da região, sem abrir mão do que acontece de mais importante no Paraná”, conta Marçal Dias Jordan, gerente de Jornalismo das regionais da RPC. A mudança também dá mais espaço para o público participar da programação: perguntas, comentários, sugestões, fotos e vídeos podem ser enviados pelo aplicativo “Você na RPC” (disponível para iOS e Android nas lojas Google Play e Apple Store) e podem aparecer na tela da RPC.

Sobre a RPC: A RPC é uma empresa que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), com suas oito emissoras de TV afiliadas à Globo no Paraná. A emissora é líder em audiência e pioneira na transmissão da TV Digital na região Sul do país. Com tecnologia de ponta, disponibiliza uma programação de qualidade e diversificada para toda a população do Paraná.

Também fazem parte do GRPCOM os jornais Gazeta do Povo e Tribuna, as Rádios 98FM, Mundo Livre FM Curitiba e Maringá, a unidade móvel de produção em alta definição HDView e o instituto de responsabilidade social, o Instituto GRPCOM.

***Caixa Cultural Curitiba recebe o Curta 8 – Um dos principais eventos de cinema Super 8 da América Latina***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta, de 5 a 8 de outubro, a 13ª edição do Festival Internacional de Cinema em Super 8 — o “Curta 8”. Este ano a programação do evento traz 74 filmes vindos de oito países, além de três mostras paralelas, com filmes do Brasil e da Argentina, com filmes que transitam da animação ao documentário e ao experimental. Todas as sessões têm entrada franca. O Curta 8 traz, também, uma mostra especial com dois superclipes realizados por cineastas de Curitiba e com performances musicais ao vivo de artistas locais.

Haverá ainda o “Dia do Filme Caseiro” (Home Movie Day), onde o público pode trazer seus rolinhos de casa para serem projetados em sessão especial comentada. Outra atração do festival é o lançamento do livro "Super 8 no Brasil: Um Sonho de Cinema", de Antônio Leão Neto. Trata-se da décima obra do escritor que se configura em um dicionário sobre o movimento super 8 brasileiro, contendo a relação dos filmes, seus realizadores e biografias. No total, estão listados no livro 5.519 filmes, 3.770 realizadores e 952 biografias.


Sobre o Curta 8 - Criado em 2005, o Festival cresceu rapidamente com o impulso de apaixonados pelo filme analógico. Ao longo dos anos, o Curta 8 conseguiu parcerias fora do país, até se consolidar como evento mundial do gênero em 2008, com o patrocínio da CAIXA. Atualmente em sua 13ª edição, o evento é uma das maiores iniciativas já realizadas no Brasil, e um dos poucos festivais dedicados ao culto da bitola Super 8 nas Américas. O festival é coordenado por Antonio Carlos Domingues, tendo curadoria de Fábio Allon nas mostras competitivas. A produção é de Adriano Esturilho, da Processo Multiartes. A programação completa do evento estará disponível nos sites www.curta8.com.br e www.caixacultural.com.br.

Homenagem a Hugo Mengarelli - A abertura do festival ocorre com a exibição dos filmes O Mágico e O Besouro, de Hugo Mengarelli. Argentino radicado em Curitiba, há décadas ele contribui para a formação de artistas locais, inspirando-os com sua paixão incondicional pela sétima arte e pelo teatro. Por sua trajetória, Mengarelli receberá o Troféu Leandro Bossy Schip – criado em homenagem à memória do idealizador do Curta 8, falecido em 2016.

Mostra Irmã(o)s Wagner - O Curta 8 também homenageia os irmãos Wagner: Ingrid Marie, Elizabeth Elze, Rosane Edith e Helmuth Jr. (Muti). Eles são filhos do consagrado fotógrafo Helmuth Erich Wagner e da desenhista imaginativa Edith Pitz Wagner. Os irmãos são autodidatas que iniciaram no cinema na bitola super 8, em 1976, apresentando seus primeiros filmes na Cinemateca de Curitiba. 

Entre outros, produziram Ensaios, Metamorfose, A cidade dos executivos, Pudim de morango e Foi pena q..., filmes que serão exibidos no Curta 8. Os filmes do grupo caracterizam-se por marcante originalidade, força expressiva e técnica apurada, além da variedade de gêneros, transitando por obras de animação, documentário e ficção. Sucesso de crítica e de público, seus trabalhos foram premiados em todos os festivais e eventos de que participaram, tanto em jornadas nacionais como internacionais.

Mostra Ernesto Baca - Nascido em Florêncio Varela, na Argentina, em novembro de 1969, Ernesto Baca terminou seus estudos de Produção de Filmes e Vídeo no CIEVYC, em 1997. Lá conheceu Cláudio Caldini que o iniciou na experimentação com linguagem audiovisual. Desde então, filmou inúmeros curtas experimentais, tornando-se um dos expoentes na América Latina. Residindo hoje no México, onde continua realizando seus experimentos fílmicos, Baca já foi jurado em uma das mostras do festival suíço Vision du Reel, mesmo posto que ocupará no Curta 8. Ele filmou o longa "Música para astronautas" em Super 8 e também participou do festival Punto de Vista, na Espanha.

Jurados do Curta 8 - Junto com Ernesto Baca, comporão o júri os cineastas Rodrigo Souza e Souza e Ivan Cordeiro. Souza e Souza veio pela primeira vez ao Curta 8 em 2009, trazendo sua produção em Tomada Única. Deste então, é participante assíduo do Festival. Ele é cofundador do Coletivo “Mundo em Foco”, criado em 2004, e também co-idealizador e diretor do Super OFF – Oficinas, Filmes e do Festival Internacional de Cinema Super 8 de São Paulo, este último realizado em 2014. Já Ivan Cordeiro é um cineasta pernambucano, radicado em Los Angeles, onde estudou Comunicações com ênfase em Cinema. Como entusiasta da bitola super 8, produziu vários filmes assim como restaurações, usando escaneamento digital para fins de pós-produção, em associação com a Pro8mm, da Califórnia (EUA).

O desafio dos filmes em Tomada Única - Outra atração do festival são os filmes em Tomada Única. Realizados com apenas um cartucho, eles são filmados na ordem narrativa do roteiro e não passam por edição posterior. Juntos, tanto público quanto realizadores, assistirão aos filmes pela primeira vez na tela grande e com a trilha executada ao vivo durante a projeção. A maioria das películas em Tomada Única é fruto da oficina gratuita organizada pelo Curta 8, que antecede o evento. Este ano, são 17 filmes produzidos a partir do encontro, além de outros nove de realizadores independentes.

Durante as sessões, o público participa votando nos filmes que mais gostar, em todas as mostras competitivas. O público também terá a oportunidade de participar ativamente do festival no domingo, dia 8, às 16 horas, quando acontece a já tradicional sessão do “Dia do Filme Caseiro”. Nesta fase, são exibidos filmes pessoais – em super 8 e single 8 – que os espectadores poderão trazer para avaliação técnica desde o primeiro dia de Festival. A ideia da sessão é apresentar um pouco de tudo: desde trabalhos de ficção autorais, até registros familiares.

Programação: Dia 5 Outubro 2017 - Quinta-feira 18h30 - Abertura – Filmes de Hugo Mengarelli 20H30 - Mostra de Filmes Finalizados em Digital. Mostra de Filmes em Tomada Única – Independentes. Mostra de Filmes em Tomada Única – Oficina /PR. Mostra em Tomada Única – Clipes. 21H30 - Debate Mostras Competitivas.

Dia 6 Outubro 2017 – Sexta-feira 18H30 - Mostra Ivan Cordeiro. 20H30 - Mostra de Filmes Finalizados em Digital. Mostra de Filmes Finalizados em Película. Mostra de Filmes em Tomada Única – Independentes. Mostra de Filmes em Tomada Única – Oficina /PR. 21H30 - Debate Mostras Competitivas.

Dia 7 Outubro 2017 – Sábado 17H - Lançamento do Livro – “Super 8 no Brasil: Um sonho de Cinema”, de Antônio Leão. 18h30 - Mostra Irmã(o)s Wagner. 20H30 - Mostra de Filmes Finalizados em Digital. Mostra de Filmes em Tomada Única – Independentes. Tomada Única – Oficina /PR. Mostra de Filmes Finalizados em Película. Mostra de Filmes emTomada Única Clipes. 21H30 - Debate Mostras Competitivas.

Dia 8 Outubro 2017 - Domingo 16H - Dia Do Filme Caseiro – com Lucas Vega e Eugenia Castello. 18h30 - Mostra Ernesto Baca. 20H30 - Cerimônia de Encerramento e Premiação.

Serviço: Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba Local: Caixa Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR) Data: 5 a 8 de outubro de 2017 - Horário: quinta a sábado, sessões às 18h30 e 20h30; domingo, sessões às 16h, 18h30 e 20h30. Programação completa no site www.caixacultural.com.br. Ingressos: entrada franca, com os ingressos devendo ser retirados, a cada dia, uma hora antes da primeira sessão. Bilheteria: (41) 2118-5111 (De terça a sábado, das 12h às 20h. Domingo, das 15h às 20h). Capacidade: 125 pessoas (123 lugares fixos e dois espaços para cadeirantes). Classificação etária: Livre para todos os públicos.

***Psicodália 2018 - Bixiga 70***


Crédito da foto: Divulgação.

***Dez músicos em suas identidades pessoais, dentro de um coletivo que engloba jazz, funk e música afrobrasileira, a partir de uma gama de fortes influências que passa por dub e reggae, cumbia e carimbó, ethio-jazz e samba-jazz. Assim é o Bixiga 70, mais uma atração confirmada, que vai levar sua empolgante ‘máquina de ritmo’ para o Psicodália 2018, festival que acontece de 9 a 14 de fevereiro, ao longo do Carnaval 2018, em Rio Negrinho. Para comprar o seu ingresso basta acessar o link disponível no site do evento www.psicodalia.com.br.

O site e o Facebook são os canais para ficar por dentro de todas as novidades relacionadas ao festival, que ano passado reuniu mais de 6 mil pessoas ao longo do Carnaval, oferecendo mais de 200 atrações. A banda - Cinco anos depois de sua formação em São Paulo, a big band dançante Bixiga 70 viajou mais longe para se encontrar mais em casa em seu terceiro disco, que será a base do show que apresenta no festival. Desenhando os próprios mapas, o grupo explora, escuta, cria, se reinventa a cada disco, a cada música, a cada show, dentro da inconfundível linguagem própria desenvolvida e conquistada em sua história.

No terceiro disco do Bixiga 70, novamente produzido pela própria banda (novamente com mixagem de Victor Rice), todas as composições surgem assinadas e arranjadas por todos. Não é mero detalhe de ficha técnica: o processo de criação é descentralizado e o entendimento é a importância de cada um presente. O nome do álbum, assim como nos dois anteriores, é simplesmente “Bixiga 70”. Não-título, senso de continuidade: não é uma criação a cada ponto, mas uma linha constante de criação e evolução – conceitual, artística, musical, espiritual, pessoal.

A banda Bixiga 70 formou-se a partir da união de vários músicos já conhecidos da cena paulistana. Vindos das mais variadas frentes musicais, juntaram-se membros que acompanham diversos grupos e artistas como Rockers Control, Projeto Coisa Fina, Pipo Pegoraro, Anelis Assumpção, Emicida, Rodrigo Campos, Alzira E, entre outros, para explorar o território de fusão da música instrumental africana, latina e brasileira em composições próprias e versões de artistas brasileiros como Luiz Gonzaga, Pedro Santos e Os Tincoãs.

É formada pelos músicos: Décio 7 (bateria), Marcelo Dworecki (baixo), Cris Scabello (guitarra), Mauricio Fleury (teclado e guitarra), Rômulo Nardes e Bruno Prado (percussão), Cuca Ferreira (sax barítono), Daniel Nogueira (sax tenor), Douglas Antunes (trombone) e Daniel Gralha (trompete). Estrutura, oficinas e ingressos - Os 500 mil m2 de área verde da Fazenda Evaristo receberão o evento pelo oitavo ano consecutivo. O local receberá toda uma estrutura de reforço, com banheiros, portaria, estacionamento, bares e praça de alimentação 24 horas.

Terá ainda ambulatório 24 horas, minimercado, feirinha e bazar e cinco grandes áreas de camping arborizadas, equipadas com vestiários, iluminação, limpeza e segurança. Bandas interessadas em tocar no evento e produtores e artistas com propostas de oficinas, teatros e cinema podem encaminhar seus projetos diretamente no site. O Psicodália oferece oficinas nas áreas de artes, cultura, sustentabilidade, esporte e saúde, mantendo sempre aberta a porta para ideias pertinentes em outras áreas afins. A cada nova edição, mais de 200 atrações são ofertadas, incluindo recreação infantil e o Materdália, espaço pensado especialmente para atender crianças de até 5 anos.

Serviço: Psicodália 2018 Quando: 09 a 14/02/2018 Onde: Fazenda Evaristo, em Rio Negrinho (SC) Ingressos e informações: www.psicodalia.com.br​. Em atendimento à legislação federal e do Estado de Santa Catarina, terá direito ao benefício da meia-entrada, mediante documento comprobatório: Idosos; menores de 18 (dezoito) anos; estudantes (independentemente da idade, desde que regularmente matriculados em estabelecimentos de ensino público ou particular, oficialmente reconhecidos, de nível fundamental, médio e superior, e técnico profissionalizante); professores; portadores de deficiência; doadores de sangue; jovens de 15 a 29 anos de idade de baixa renda que se enquadrem nos critérios legais; classe artística com carteirinha do Sated (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão) ou OMB; e portadores do cartão Disk Ingressos.

***Entrega do empreendimento Reserva Boulevard***


Crédito das fotos: Denis Ferreira Netto.


Na foto: Rafael Medeiros (Gerente de Engenharia), João Paulo Campos Filho (Gerente Comercial), Josiane Lima (gerente de Marketing) Valéria Fantinato (Gerente Incorporações), e Simone Mocelin (Gerente de Créditos e Contratos) .


***Na última quinta-feira (28), a Incorporadora Piemonte reuniu os clientes para a entrega do empreendimento Reserva Boulevard, em Curitiba. O empreendimento conta com lotes de 79m² a 221m², condomínio fechado e externos.


Foram entregues áreas de lazer como piscina, espaço gourmet, salão de festas infantil, brinquedoteca, fitness, quadra esportiva e playground.


O empreendimento comemora também o sucesso nas vendas, desde o lançamento em junho/2016 , a procura foi grande e as vendas foram significativas, sendo 100% das unidades comercializadas no seu lançamento, uma característica dos imóveis horizontais da Incorporadora Piemonte.

***Conceito de “menos papel” rende bons frutos para empresários curitibanos***


Crédito da foto: Vilson Benedito.

***Em meados de 2015, os amigos curitibanos Guilherme Karam e Rodrigo Setti resolveram investir em um negócio pouco conhecido, mas com muita demanda em qualquer empresa: a gestão de documentos. A dupla colocou em prática o aprendizado da faculdade de Gestão da Informação e abriu a Documentalize - Less Paper Solution.

Os dois perceberam que, com o aumento do volume de informações e os problemas com a manutenção delas no meio físico e digital, atuar com digitalização, gestão e guarda de documentos era mais que necessário para todos os tipos de empresas. “As empresas têm muitos problemas para organizar documentos que não podem ser descartados de forma fácil e segura. Após uma análise nossa, percebem que sem uma gestão profissional gastam muito tempo e dinheiro com arquivo, equipe e espaço físico”, conta Rodrigo.

Não demorou para a Documentalize diversificar suas atividades e oferecer também consultoria, treinamento e locação para os clientes. Os segmentos que utilizam os serviços também são diversos. “Qualquer empresa que tenha funcionários vai precisar fazer uma guarda responsável de holerites, cartões ponto, recibos de férias e atestados. Além disso, alguns setores específicos, como cartórios e hospitais, têm uma demanda ainda maior de documentos e laudos.

E também temos clientes que são pessoas físicas, que têm muitas fotos ou documentos da família que precisam ser administrados”, complementa. Com tanto campo para atuar, em dois anos a empresa triplicou o faturamento e realizou a digitalização de 6 milhões de páginas em 430 clientes. Desde maio está em uma sede nova e maior, e trabalha com uma equipe de 14 pessoas, que inclui profissionais como gestores da informação, arquivistas, bibliotecários e museólogos.

Com a cabeça já em 2018, a Documentalize está se preparando para expandir. “Já temos filiais em Londrina e Florianópolis, para atender demandas dessas regiões, e em breve devemos abrir no modelo de franquias novas sedes em São Paulo e Salvador”, comemoram os sócios. Serviço: Documentalize - Less Paper Solution Tel: (41) 3521-0040 - www.documentalize.com - facebook.com/Documentalize. Rua Cândido Xavier, 425, 4º andar – Curitiba / PR.

***Novos cursos da Unicesumar em Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Ministério da Educação acaba de autorizar seis novos cursos de graduação para o campus da Unicesumar em Curitiba. Os novos cursos - Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Teologia, Automação Industrial, Radiologia e Sistema para Internet - já serão oferecidos no Vestibular de Verão, cuja prova programada será realizada no próximo dia 22 de outubro.

Ao todo, são 39 opções de cursos oferecidos pela Unicesumar em Curitiba, incluindo Odontologia, Agronomia, Ciências Biológicas, Construção de Edifícios, Engenharia Química, Gestão de Segurança Privada, Química e Relações Internacionais. As inscrições podem ser feitas até 15 de outubro no site da instituição www.unicesumar.edu.br.

***WRY lança clipe de “She’s Falling”***


Crédito da foto: Divulgação.

***O WRY lança hoje em todas as plataformas digitais a música “She's Falling” (Deck). Falando sobre recomeço, esperança e de um futuro otimista, o vocalista Mario Bross deixa de lado a guitarra pra tocar sintetizador. E, além de baixo, guitarra e bateria, a faixa traz também elementos eletrônicos e samples. O clipe, estrelado pela atriz Duda Gava Caciatori, foi dirigido e roteirizado por Ricardo Camargo, que já trabalhou com nomes como The Name, MadHouse, Inocentes, Shamam e Luan Santana.

Na primeira parte de sua carreira, o WRY manteve residência em Londres e Sorocaba (SP), lançando discos, vídeos, tocando em festivais e shows importantes. Na Inglaterra já dividiram palco com The Subways, The Cribs, ASH, The Joy Formidable e Connan Mockasin. No Brasil tocaram com Forgotten Boys, Jota Quest, Ira!; foram headliners no Goiânia Noise em 2005 e fizeram o show principal no Auditório do Ibirapuera em 2006 no São Paulo Fashion Week. Em 2009 retornaram ao Brasil de forma definitiva com a turnê do disco “She Science”. Em 2010, por questões pessoais, anunciaram o fim.

No segundo semestre de 2014, a banda decidiu voltar com uma turnê de “reconhecimento de campo”, com dezenas de shows pelo Brasil. No ano seguinte, a convite do Festival Primavera Sound (Espanha), realizaram 3 apresentações dentro da programação, que teve também The Black Keys, Alt-J, Ride, Caribou e Patti Smith. Essa turnê europeia os levou também de volta aos palcos de Londres e Liverpool, finalizando a viagem com apresentações em diversas cidades de Portugal. Entre 2015 e 2017 fizeram mais de 100 shows, lançaram 5 clipes, a cassete “Deeper in a Dream” e o vinil “Whales, Sharks and Dreams”, com músicas em português e inglês.

Atualmente, além de realizar shows pelo Brasil, como o Festival Bananada, Circadélica, Woodgothic e Lobotomia, estão na pré-produção do sétimo álbum - que promete ser algo diferente para o grupo e fãs - explorando arranjos mais trabalhados e uma estética musical eclética; e mais uma vez com letras em português e inglês. O WRY é: Mario Bross (vocal, guitarra e sintetizador), Luciano Marcelo (backing vocal, e guitarra), William Leonotti (backing vocal e baixo) e Ítalo Ribeiro (backing vocal, bateria e samples). Para assistir, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=b1yalr7EsPE.

***Camarote Allegria anuncia agenda do Carnaval 2018***


Crédito da foto: Divulgação.

***Presente há dois anos no melhor setor da Sapucaí, o Camarote Allegria tem como DNA o mix entre o melhor do Carnaval, o samba carioca, o axé baiano e as tradicionais baladas cariocas. Com curadoria dos empresários cariocas André Barros, Tunico Almeida, Guilherme Viana, Gabriel Lobo e o promoter Diógenes Queiroz, o Allegria tem como proposta levar a autenticidade das festas cariocas a Avenida.

Para um Carnaval inesquecível, a curadoria foi feita minuciosamente e será intensa. Entre eles o DJ Zeh Pretim e Zedoque, que se apresentaram na tenda eletrônica do último Rock in Rio com o projeto ZZ”s, o mestre do samba, Jorge Aragão e o pai do axé, Bell Marques. A ideia dos sócios também é disponibilizar que brasileiros de todo o país possam participar desta festa atrás da compra online.

Confira abaixo a programação e serviço: 10/02 – sábado – Para Sempre Allegria Line up: DJ Zeh Pretim, DJ Zedoroque, Rapha Lima, Bloco Céu na Terra e Bateria da Portela. 11/02 – Domingo – Louca Paixão - Line up: Fica Comigo convida Marcio Art, Chrigor, Salgadinho e bloco Fogo e Paixão. 12/02 – Segunda-feira – Vou Festejar - Line up: Samba de Santa Clara, Jorge Aragão e Bateria da Mangueira. 14/02 – Quarta-feira de cinzas – Feijoajay - Line up: DDP Diretoria, Samba da Allegria e bateria do Salgueiro. 17/02 – Sábado das campeãs – Diga que valeu - Lineu p: Bell Marques, DJ Zeh Pretim, DJ Mary Lou, DJ Rapha Lima, DJ Bruna Lennon, DJ Lucce, DJ Felipe Guga. Serviço: Camarote Allegria www.allegria2018.com.br. Datas: 10,11,12,14 e 17 de fevereiro.

***Villa Mix Festival: faltam menos de 25 dias para o maior evento de música chegar a Curitiba***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Há sete anos o Villa Mix Festival vem rodando centenas de cidades brasileiras com atrações que agradam todos os tipos de público. Com tradição comprovada, o festival começou em 2011 em Goiânia, tomando grandes proporções no mercado de shows e entretenimento desde então.


Com uma marca que reúne mais de dois milhões de pessoas todos os anos, o palco do Villa Mix Festival em Goiânia é considerado o maior palco já feito para um evento da história pelo Guiness Book, o livro dos recordes. Este ano, o festival bateu sua própria marca de 2015 com um cenário que chegou a 70 metros, o equivalente a um edifício de 23 andares.


Com data marcada na capital paranaense, o Villa Mix vai acontecer na Arena Expotrade, em Pinhais, no dia 21 de outubro. Entre as atrações confirmadas, Luan Santana, César Menotti e Fabiano, Jefferson Moraes, Jorge e Mateus, Simone e Simaria, JetLag, Matheus e Kauan, Edu Chociay e Alok integram o line up do evento.

Curiosidades - Para realizar um evento deste porte com o padrão de qualidade consolidado no decorrer destes anos, o Villa Mix Festival reúne uma equipe de profissionais qualificados com mais de 5 mil integrantes para a execução de todo o evento, que começa a ser montado com um mês de antecedência nas cidades por onde passa. Além do palco surpreendente, o evento conta com uma praça de alimentação repleta de opções gastronômicas, banheiros, camarotes, espaços extra, vip e premium, ambulatórios, serviços de paramédicos, segurança completa, entre outras comodidades.

Estrutura em Curitiba - O público que quiser participar deste grande evento em Curitiba pode contar com três opções de espaço, sendo eles: Villa Extra, Villa Prime e Backstage Golden Mix. O Villa Extra, que conta com ingressos a partir de R$ 50 meia-entrada, possui praça de alimentação, banheiros , bares e acesso a frente do palco. Lembrando que menores de 16 e 17 anos poderão acessar o evento mediante apresentação de autorização dos pais devidamente reconhecida em cartório.

O Villa Prime é um camarote elevado e 100% coberto que garante entrada, praça da alimentação, banheiros e bares . Os ingressos saem a partir de R$ 140 meia-entrada e possuem o mesmo sistema de censura da opção anterior. O Backstage Golden Mix é um espaço privilegiado do evento com acesso à frente do palco e shows exclusivos no decorrer do festival.

Open bar, o ingresso deste setor garante whisky, vodka, cerveja, refrigerante, água e energético a vontade, sendo que apenas é permitida a entrada neste setor maiores de 18 anos. Os ingressos já estão sendo vendidos a partir de R$ 350 meia-entrada.

Serviço: Villa Mix Festival Endereço: Expotrade – Rodovia Deputado Leopoldo Jacomel, número 10454, Pinhais Data: 21 de outubro de 2017. Ingressos: https://www.ticmix.com.br/evento/1686-villa-mix-curitiba-21-de-outubro-de-2017 ou nas lojas físicas da Multisom e Disk Ingressos. Realização: CWB Brasil e AudioMix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário