sexta-feira, 15 de julho de 2016

Coluna do dia 15/07/16

***Naked Girls And Aeroplanes lança novo EP em show no Paiol***


Crédito da foto: Diego Cagnato.

***O trio Naked Girls and Aeroplanes vai ao Teatro do Paiol no dia 22 de julho (sexta-feira) para apresentar seu mais recente trabalho, o EP Going down, lançado digitalmente em abril deste ano. O grupo é um projeto folk dos músicos Rodrigo Lemos (Lemoskine, ex-Banda Mais Bonita da Cidade), Artur Roman e Wonder Bettin (ambos da banda Esperanza). O novo trabalho conta com três faixas.

A primeira, título do compacto, aponta uma faceta mais soul e groove do grupo. Já Beautiful Day e When it Rains, entretanto, seguem a linha que alçou ao reconhecimento nacional o Naked Girls and Aeroplanes. O projeto começou em 2011, com esporádicas gravações dentro de casa, seja em São Paulo, onde residem Artur e Wonder, seja em Curitiba, onde mora Rodrigo. Essas gravações, com acabamento simples, mas de grande força, deram origem ao primeiro EP do grupo, homônimo, lançado em 2012.

Nele o grupo se destaca pelas boas composições e arranjos vocais. Recentemente, a faixa Going down foi trilha sonora de uma campanha publicitária de uma marca de calçados e pôde ser ouvida em televisões de todo o Brasil. O show do Naked Girls and Aeroplanes marca a 5a. edição do projeto Brasis no Paiol, que leva artistas de diferentes estilos e regiões para apresentações mensais no emblemático teatro da cidade. A próxima edição recebe o grupo paulista Metá Metá, no dia 12 de agosto.

Serviço: Música: Naked Girls and Aeroplanes – Show de lançamento do EP Going Down Data: 22 de julho, sexta-feira, 20h Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia, conforme legislação) Local: Teatro do Paiol - Praça Guido Viaro, s/n. Pontos de venda (somente dinheiro): bilheteria do Paiol (terça a sexta, das 13h30 às 19h; sábado e domingo, das 15h até o horário do evento) e Restaurante Mezanino das Artes (Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 805, segunda a sábado, das 11h30 às 23h). 

Produção: Santa Produção e Fineza Comunicação e Cultura. Apoio: Restaurante Mezanino das Artes, Jacobina, Blog Tudo o que você (ou)vê. Incentivo: Prefeitura Municipal de Curitiba e Fundação Cultural de Curitiba. Projeto realizado com o apoio do Fundo Municipal da Cultura – Programa de Apoio e Incentivo à cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

***CANTORITIBA começa nesta sexta na capital***


Crédito da foto: Divulgação.

***O CANTORITIBA começa nesta sexta-feira, 15 de julho, reunindo mais de 1.200 coristas de diversas regiões do País. A abertura oficial acontece no Memorial de Curitiba, a partir das 20h, e contará com participação especial das crianças e adolescentes do projeto Espaço Vida e Música, uma iniciativa sociocultural que atua no desenvolvimento de jovens em situação de vulnerabilidade social por meio do ensino de música. O diretor de produção do 3º Festival Internacional de Corais de Curitiba, Helcio Pimentel, conta que a abertura é o cartão de boas-vindas da cidade aos 32 coros que participarão do evento.

“Resolvemos trazer o projeto Espaço Vida e Música para mostrar o lado mais humano da música. Como ela pode mudar vidas e fazer as pessoas mais felizes”, explica. Além da abertura, o fim de semana também contará com as apresentação da mostra não-competitiva do CANTORITIBA. Essa modalidade traz performances dos corais no "modelo europeu", no qual os grupos não competem entre si, mas são avaliados individualmente, por uma equipe de curadores A primeira categoria será a de música erudita e gospel e ocorrerá às 14h do sábado (16), no Teatro Paiol

A segunda será a de música popular (avançado) e acontecerá às 20h do mesmo dia, na Capela Santa Maria. E, terminando a mostra não-competitiva, a categoria de música popular (iniciante), às 19h de domingo (17), no Teatro Paiol. O evento prossegue com oficinas de canto e regência, tanto para iniciantes quanto para coristas mais experientes. Nos dias 23 e 24 acontece a mostra competitiva, com disputa entre corais. "É uma competição parecida com a que vimos em filmes, como Mudança de Hábito. As apresentações são momentos inesquecíveis, tanto para os coristas, quanto para o público", destaca Hélcio Pimentel.

Mais informações - O Festival Internacional de Corais de Curitiba - CANTORITIBA é promovido pela H. Pimentel e conta com a participação de grupos de todas as regiões do País. A edição 2016 acontece entre os dias 15 e 24 de julho, reunindo em diversos palcos corais de vários estilos musicais, profissionais e amadores, em competições, mostras não competitivas e oficinas de canto e regência. 

Durante o evento, as apresentações serão realizadas em diversos locais marcantes de Curitiba, como o Memorial, Teatro Paiol, Ópera de Arame, Capela Santa Maria, Teatro do Colégio Estadual do Paraná, Paço da Liberdade e até no Bar do Alemão. Os ingressos podem ser adquiridos no site www.diskingressos.com.br/busca/cantoritiba. Mais informações: www.cantoritiba.com.br.

***Últimos dias para aproveitar o Festival de Massas do Karbonell***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Com sucesso de público, vai chegando ao fim o 1º Festival de Massas do Karbonell, que ocorre até 17 de julho. São cinco opções de pratos individuais, acompanhados de entrada, pelo preço fixo de R$47. Para a entrada, Bruschettas de queijo, tomate e manjericão; ou Pataniscas, que consistem em iscas de bacalhau fritas, empanadas na farinha de trigo; ou Polenta mole com ragú de linguiça.


Para o prato principal, cinco pratos elaborados especialmente para o festival, sendo eles Lasanha de Bacalhau ao Molho Branco; Lasanha de Camarão ao Molho Rosado; Gnocchi Recheado de Queijo com Ragú de Mignon; Tortelone de Camarão ao Molho Rosado; e Pappardelle ao Frutos do Mar, composto por massa longa e molho de camarão, lula e mariscos.


Para os amantes de vinhos, a casa conta com uma ampla adega, contendo mais de 50 rótulos, a partir de R$49, entre eles, o tinto chileno Primera Piedra Cabernet Sauvignon Reserva, o branco chileno Primera Piedra Sauvignon Blanc Reserva e o G7 Merlot Rosé. As reservas podem ser feitas pelo telefone (41) 3093-5583 (Alto da XV), ou (41) 3252-5583 (Cabral).

Sobre o Karbonell – Referência no segmento de frutos do mar, o Karbonell está presente na capital paranaense há 24 anos com duas unidades, o Karbonell Alto da XV e o Karbonell Cabral. A marca ainda comercializa variadas massas congeladas, como lasanha, rondeli, capeletti, entre outros.

Serviço: Karbonell Alto da XV Festival das Massa De 22 a 17 de julho Rua Schiller, 1370 – Alto da XV Informações e reservas: (41) 3093-5583 Facebook.com/karbonellaltodaxv - www.karbonell.com.br Valet no local / Aceita todos os tipos de cartões. 

Karbonell Cabral Festival das Massa Rua Doutor Manoel Pedro, 260 – Cabral Informações e reservas: (41) 3252-5583 - facebook.com/karbonellcabral - www.karbonell.com.br.

***Amantes da gastronomia se encontram na cozinha da Aliança Francesa***


Crédito da foto: Divulgação.

***A culinária francesa é considerada patrimônio da humanidade. Segundo especialistas da Unesco, a gastronomia francesa está ligada a uma "prática que celebra os momentos mais importantes da vida dos indivíduos e dos grupos”. Em julho, a Aliança Francesa promove dois encontros enogastronômicos regados a queijos, vinhos, pratos tradicionais franceses e muita conversa boa.

Na quinta-feira (21), das 19h às 21h30, o francês radicado no Brasil, Ronan Kerrest apresentará técnicas básicas para aqueles que desejam aprender a diferenciar vinhos por suas cores, cheiros, ingredientes e sabores e harmonizá-los com queijos, que são produzidos no Brasil, com técnicas exclusivas da França. O investimento no curso é de R$ 130,00 para alunos da Aliança Francesa e R$ 150,00 para o público geral. O valor inclui a degustação.

Na segunda-feira (25), das 19h às 21h, a francesa Dayana Belmont, que é gerente de marketing da Instituição, recebe os amantes da gastronomia para um encontro descontraído à beira do fogão, no evento “Chef pour un jour” (Chefe por um dia). “Queremos reunir pessoas que gostam de falar de comida, trocar experiências e histórias que envolvem a cozinha”, explica Dayana. Ela vai preparar um prato típico da região de Rhône-Alpes, o Gratin Dauphinois. O investimento é de R$ 50.

Para participar é necessário fazer a inscrição pelo site (www.afcuritiba.com.br) ou em uma das unidades da AF. Mais informações no telefone 41 3223 4457 ou e-mail contato@afcuritiba.com.br. A cozinha pedagógica está dentro da Aliança Francesa, na Alameda Prudente de Moraes, 1101. Serviço: Aliança Francesa Alameda Prudente de Moraes, 1101 Tel: 41 3223 4457.

***Sheep Consulting oferece um marketing completo para sua empresa***

***Curitiba acaba de ganhar uma nova consultoria de marketing: a Sheep Consulting, dirigido pela publicitária e business manager, Jusce Lourenço Cordeiro. A empresa atua dentro do modelo de outsourcing, que simplifica gastos e aumenta visibilidade e lucros. “O cliente tem a possibilidade de adquirir, de forma terceirizada, um departamento completo ou fracionado de marketing ou comunicação”, explica a empreendedora.

A Sheep Consulting é uma empresa-especialista e conta com estudos personalizados de mercado, oferecendo planejamentos estratégicos, gerenciamento de métricas, acompanhamento de criação, produção de artes e conteúdo. O escritório está localizado na Rua Nicarágua, 847 sl 202 – Bacacheri, região norte de Curitiba. Mais informações pelo site: www.sheepconsulting.com ou pelo telefone (41) 3319-2607.

***APAP/PR exibe 2° Edição da exposição Contemporânea de Artes Visuais***


Foto 01: Artistas visuais participantes da 2ª ECAV#APAP/PR. Crédito: Zelinda Fialla.


Foto 02: A artista visual Lecco Coelho e a diretora cultural da APAP/PR Sabine Feres. Credito Katia Velo.


Foto 03: Marcia Dalcin e sua obra selecionada. Crédito Katia Velo.


Foto 04: As diretoras da APAP/PR Sabine Feres (de azul) e Katia Velo. Crédito Zelinda Fialla.


Foto 05: Ilka Passos e sua obra selecionada. Crédito Katia Velo.

***A abertura da 2° Edição da exposição Contemporânea de Artes Visuais , a 2a. ECAV#APAP/PR, aconteceu dia 07 de julho, no Memorial de Curitiba, Salão Paraná, 2o. andar e contou com a presença dos artistas selecionados e convidados, imprensa, autoridades, entre outros representantes da área cultural de Curitiba. A Exposição é o resultado de uma seleção refinada de obras de artistas visuais associados à APAP/PR, feita por um Conselho Curatorial da associação, composto por Maria Cecília Araújo de Noronha, Luiz Ernesto Meyer Pereira e Elvo Benito Damo.

Participam da exposição, escultores, artistas plásticos e fotógrafos: Ana Isis Ribas, André Donadio, Assis Portes, Aurélio Peluso, Cé Figueiredo, Christian Schönhofen, Claire Roderjan, De Bruns, Felipe Monclaro Puppi, Francisco Santos, Gabriele Fuchs, Gianna Calderari, Giovana Hultmann, Ian Lara, Ilka Passos, Irani Spiacci, Katia Velo, Lecco Coelho, Lúcia Biscaia, Marcia Dalcin, Maria Tereza Coelho, Marisa Vidigal, Mauricio Vieira , Mercedes Brandão, Noeli Tarachuka, Psilito, Regina Oleski, Rosicler Dresch, Sandra Carrillo, Sandra Osmarin, Silvia Carrano e Thaís Coelho.

O Memorial de Curitiba fica um dos pontos mais importantes da cidade, o Centro Histórico. Além da referência da importância do patrimônio, o local abriga as obras de forma ampla e clara e o visitante poderá apreciar todas as obras, em suas diferentes linguagens de forma extremamente significativa. É um local para apreciar as obras, o próprio Memorial e ainda ter um tempo para uma conversa descontraída, pois há vários locais para encontrar amigos e brindar. Destaca a diretora de comunicação, Katia Velo.

A visitação poderá ser realizada até dia 28 de agosto de 2016. Local: Memorial de Curitiba - Salão Paraná - 2º andar Visitação até 28 de agosto de 2016. Endereço.: R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco, Curitiba – PR, 80020-170 Telefone: (41) 3321-3313 Entrada: Gratuita Classificação: Livre. Informações:Local: APAP/PR – Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná | www.apap.com.br - End.: Rua Jaime Reis, 107 – Arcadas de São Francisco – sala 7 – Centro | Curitiba – PR CEP 80.510-010 Telefone: (41) 3232-0408 e-mail: apap@apap.com.br.

***Para vender carros, Vale Tudo***

***Neste sábado, 16 de julho, a partir das 17 horas, uma concessionária de Curitiba ganhará reforço de peso para atrair a clientela. A Ford Center será palco do Strikers Fighters 2, evento que em 2015 foi o vencedor do Prêmio Melhores do Ano na categoria “Evento de Ringue”. O espaço destinado a esse espetáculo é a oficina da loja, que dividirá os potentes automóveis em exposição e seus mecânicos, com lutadores e toda a estrutura necessária para as lutas acontecerem.

No card, duelos de Kickboxing e Boxe, com Guilherme Gimenez e Marcos Pirata na luta principal e, ainda, a volta de Max Koubik, Edson Foreman, que vai enfrentar o argentino Ramon Gavilan, e Manoel Fonseca. Estão incluídos também os atletas que fizeram a melhor luta de trocação do ano passado: Hugo Marques e Italo Marlon, que encaram, respectivamente, Daniel Pedro e Manoel Fonseca. O atleta que venceu na categoria Trocação Amadora, Petros Cabelinho, mede forças frente a Rafael Brunholo.

Ao todo serão 15 lutas, quatro delas entre atletas amadores e 11 profissionais. Este será o primeiro evento da categoria realizado dentro de uma concessionária de automóveis, o que o torna ainda mais atrativo. “Curitiba é conhecida por ser um celeiro de grandes atletas e a capital mundial de luta em pé. Por aqui, já passaram grandes nomes que fizeram sucesso mundo afora. A falta de eventos nesse formato e o excesso de competições de MMA fazem com que grandes atletas fiquem sem lutar na cidade, por isso, vamos promover cada vez mais oportunidades para nossos lutadores”, destaca Rafael Waslov, organizador dos combates.

A expectativa é que a Ford Center receba um público de mil pessoas durante o evento, além dos espectadores que poderão acompanhar também, na sexta-feira, 15 de julho, a pesagem dos lutadores, no auditório da concessionária, a partir das 13h. “Eu acredito na experiência que o consumidor terá com a marca, aproximando o público da concessionária em eventos diferenciados, para que o cliente esteja em nosso ambiente e tenha momentos descontraídos.

O retorno em vendas não é imediato, mas esse cliente está dentro da nossa concessionária tendo diversas experiências para lembrar sempre dos nossos produtos e serviços, e isso trará o resultado”, afirma Gilsilene Vicilli, gerente de Marketing da Ford Center, que sempre promove eventos na concessionária, como bazares, palestras, Workshop de mecânica para mulheres, encontros de food trucks, entre outros. Durante o Strikers Fighters 2, haverá também atrações, como música ao vivo, food trucks, exposição e venda de produtos da linha Fight Wear e Suplementos. Os visitantes também poderão ajudar o Recanto Tarumã, doando 1 kg de alimento não perecível e fraldas geriátricas.

Serviço: Strikers Fighters 2 16 de julho, a partir das 16h Local: Concessionária Ford Center - Avenida Marechal Floriano Peixoto, 3663, Curitiba. Ingressos de 2º Lote a R$35,00, até às 22h de sexta-feira, 15/07. Na hora, ingressos a R$40,00. O evento estará arrecadando também 1 kg de alimento não perecível e fraldas geriátricas para doação ao Recanto Tarumã.

***Congresso online gratuito apresenta métodos naturais para a saúde da mulher***


Crédito da foto: Divulgação.

***Entre os dias 18 e 24 de julho acontece o 1° Congresso Online de Terapias Naturais para a Saúde da Mulher. Organizado e idealizado pela Professora de Yoga e Fundadora do Portal Terapeutas Brasil, Flaviani Andrade de Lara, o evento gratuito vai apresentar terapias naturais e holísticas como um caminho para alcançar o equilíbrio do corpo. “O objetivo das Terapias Naturais e Holísticas, além de fortalecer todo o organismo para evitar doenças, é deixar o ser humano em equilíbrio em todas as áreas da sua vida”, explica a curadora do projeto.

A proposta do Congresso é proporcionar conhecimentos e buscar a reflexão sobre os benefícios que as terapias naturais podem oferecer. “As conferências proporcionam conhecimentos práticos e totalmente aplicáveis que melhorem o dia a dia e contribuem com a saúde numa perspectiva ampliada, além do físico, também no mental, emocional, energético e espiritual”, conta.

O evento é destinado tanto para profissionais da área quanto para mulheres comuns que buscam alternativas mais saudáveis para cuidar da saúde. Serão dezesseis palestras com profissionais conceituados, entre eles a Médica com especialização em saúde da mulher na Índia, Amanda Ruguê, que falará sobre Endometriose e seu tratamento natural com Ayurveda, Karenn Mirpa, para falar sobre a reconexão de ser mulher com as forças da natureza, a nutricionista funcional e coaching Thaisa Navolar palestrante sobre desintoxicação alimentar, entre outros.

Para Flaviani este encontro é uma grande oportunidade de ter acesso a informações que transformam a vida. “Atualmente estamos inundados por informações de todos os tipos, a internet possui um volume inestimável de conteúdo que acabamos nos perdendo, sem saber o que pode ser interessante e prático para a vida. Porém, é possível, por meio do Congresso Online de Terapias Naturais para a Saúde da Mulher, ter acesso à informações criteriosas e relevantes.

Foram selecionados profissionais que desenvolvem um excelente trabalho nas suas áreas, para colaborar com a construção da saúde, em todos os aspectos do ser”, completa. O evento vem ao encontro do interesse das mulheres, que estão a cada dia conquistando novos espaços, vivendo novos desafios e, por isso, é importante que elas tenham força e harmonia para viver com saúde e felicidade. “A proposta do congresso é oferecer para as mulheres oportunidade de ter novas práticas que visem a harmonia do seu ser. Ter acesso a todo esse conhecimento gratuitamente é uma grande oportunidade”, finaliza.

Serviço: 1º Congresso Online de Terapias Naturais Para a Saúde da Mulher Data: De 18 a 24 de julho de 2016 Horário: As palestras acontecem sempre às 19h Inscrições gratuitas: http://terapeutasbrasil.eplaces.com.br.

***Vitória em águas abertas***


Crédito da foto: Divulgação.

***Os atletas paranaenses Alexandre Kirilos e Carlos Lorga, da Academia Gustavo Borges, acabam de conquistar a primeira posição na Travessia de Capri-Nápoles, na Itália, uma das mais importantes do mundo. Seis duplas de atletas de nove países (Brasil, Turquia, Austrália, Espanha, Estados Unidos, Itália, Suécia, Rússia e França) disputaram o posto.

Kirilos e Lorga conseguiram nadar em 11 horas os 36 metros que ligam a cidade de Nápoles até a Ilha de Capri, apesar da intensa movimentação do mar. A dupla trouxe para Curitiba, além de certificados, troféu e medalhas, muito orgulho para o Brasil. Serviço: Academias Gustavo Borges no Paraná - www.academiagb.com.br.

***Positivo assume administração de colégio em Joinville***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Colégio e Curso Positivo acabam de assumir as atividades e a administração do Colégio Posiville, em Joinville (SC) – uma instituição de Educação Básica com 25 anos de história, tendo sido criada e mantida, até então, por profissionais vindos do próprio Grupo Positivo. 

A instituição conta, atualmente, com três sedes na cidade: uma exclusiva para Educação Infantil e uma para Ensino Fundamental e Ensino Médio, que passam a ser unidades do Colégio Positivo Joinville; e uma sede exclusiva para Cursos Extensivos e Semiextensivos, que passa a ser unidade do Curso Positivo. 

O Posiville conta, atualmente, com mais de 1300 alunos e aproximadamente 100 professores. Mais de 15 mil estudantes já passaram por uma de suas unidades, em Joinville, nesses 25 anos.

A administração, que era até então independente do Grupo Positivo, passa a ser gerida, da Educação Infantil ao Ensino Médio, pelo professor Celso Hartmann, diretor-geral do Colégio Positivo. Já na 3ª série do Ensino Médio e Cursos Extensivo e Semiextensivo, a gestão será do professor Renato Ribas Vaz, sócio-fundador do Grupo Positivo e diretor-geral do Curso Positivo, com a administração do professor Alceu Gnoatto, diretor do Curso Positivo – Centro.

A direção da unidade, que passa a se chamar Colégio Positivo Joinville, será da professora Miriam Lourdes Zanatta, até então gestora do Colégio Positivo Júnior. “Temos orgulho em ser mantenedores de uma escola que coleciona vários resultados de destaque e pretendemos, a partir de agora, aplicar a experiência em gestão escolar que possuímos para agregar ao excelente trabalho que já vem sendo realizado na unidade.

Junto à equipe da escola, daremos continuidade ao acompanhamento próximo às famílias e aos alunos do Posiville”, afirma o professor Celso Hartmann. Os próximos passos relativos à transição de administração da escola são de integração dos colaboradores ao Grupo Positivo, comunicação próxima e atendimento aos alunos e pais de estudantes da instituição, apresentação do Positivo à comunidade da região e nova sinalização das unidades.

Como o colégio já utiliza o Sistema Positivo de Ensino, não haverá mudança de material didático. Em relação ao uniforme, os alunos poderão, desde já, adotar o mesmo das demais unidades do Colégio Positivo. “Porém, o novo uniforme conviverá com o antigo, pelo menos até o fim de 2017, para não onerar as famílias com a mudança”, garante Hartmann. Para isso, a nova gestão também pretende adotar mensalidades condizentes com as atuais.

Sobre o Colégio Positivo - O Colégio Positivo compreende quatro unidades na cidade de Curitiba, nas quais nasceu e se desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo Júnior, o Colégio Positivo - Jardim Ambiental e o Colégio Positivo - Ângelo Sampaio atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários.

Os alunos têm à sua disposição atividades complementares esportivas e culturais, assim como aulas de Língua Inglesa diferenciadas. Em 2013, foi lançado o Colégio Positivo Internacional, que atende alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com uma proposta de aprendizado internacional. Em 2016, assume a gestão de duas unidades do Colégio Posiville, em Joinville (SC), que passam a se chamar Colégio Positivo Joinville.

Sobre o Positivo - O Positivo nasceu em 1972, a partir da ideia um grupo de professores visionários que criaram um curso pré-vestibular inovador. Hoje, a marca Positivo consolidou sua liderança em todas as áreas em que atua Ensino, Soluções Educacionais, Cultura, Tecnologia e Gráfica, graças à qualidade de seus serviços e produtos. Na área de Ensino, o Grupo atua desde a Educação Infantil até o Ensino Superior - Graduação (Bacharelados, Licenciaturas e Cursos Superiores de Tecnologia), Especialização, Mestrado e Doutorado.

Mais de 1 milhão de alunos utilizam os sistemas de ensino da Editora Positivo, em escolas públicas e particulares, no Brasil e no Japão. Escolas de mais de 40 países utilizam soluções desenvolvidas pela divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática. A maior fabricante brasileira de computadores possui plantas em Curitiba (PR), Manaus (AM) e na Argentina. A Posigraf, uma das maiores gráficas da América Latina, tem filiais e representações em todo o Brasil, Mercosul e Estados Unidos.

Na área cultural, os espaços destinados aos eventos e exposições passaram a contar com o Expo Renault Barigui, em 2012, e a administrar o espaço de feiras e eventos do Shopping Estação, em 2015. No ano em que completou 40 anos, o Grupo Positivo também lançou o Instituto Positivo, para centralizar e potencializar as ações de responsabilidade social e investimento social privado das suas empresas e unidades educacionais.

***Boas práticas brasileiras pela Educação de qualidade serão apresentadas na sede da ONU***


Crédito das fotos: Divulgação.

Na foto 01: Matheus Silva.

***Dois jovens empreendedores sociais que investem em melhorar a qualidade da Educação no Brasil foram selecionados para representar o país na sede da ONU, em Nova York, durante as discussões sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), de 27 de agosto a 7 de setembro. O curitibano Leonardo Capel, de 23 anos, e o paulista Matheus Silva, de 25, vão participar dos debates sobre a ODS número 4 (Quality Education), para desenvolver junto com outros jovens líderes mundiais projetos baseados em Educação de Qualidade, que serão replicados posteriormente em seus países de origem.


Na foto 02:  Leonardo Capel.

Os participantes terão como mentores nomes como Jack Healey (diretor do Centro de Ações dos Direitos Humanos), Lord Michael Hastings (chefe global de Cidadania Corporativa da KPMG), Sir Ken Robinson (um dos maiores pensadores sobre criatividade e inovação), Ahmad Alhendawi (enviado do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Juventude), João Vale de Almeida (Embaixador da União Europeia nas Nações Unidas), entre outros. 

Cada participante foi escolhido por meio da rede britânica World Merit, que conta com mais de 105 mil membros ativos. Leonardo e Matheus estão entre os 100 primeiros escolhidos, dentre mais de 50 mil inscrições, para representar o Brasil no programa da ONU, baseado em seu engajamento em atividades sociais, além de perfil pessoal e profissional.

Professores empoderados - Leonardo Capel, curitibano de 23 anos, é diretor da organização não-governamental A+ Educação, que fundou há um ano ao lado dos parceiros Fábio Friedrich e Gabriel Dias. A ONG promove crowdfunding (financiamento coletivo) para viabilizar projetos educacionais desenvolvidos por professores da rede pública de ensino em todo o Brasil.

Em um ano de atividade, a iniciativa já mobilizou 344 doadores e beneficiou mais de 2 mil alunos da rede pública em cinco projetos viabilizados. “Nosso foco com a A + Educação é justamente empoderar os professores com projetos de curto prazo que podem melhorar a vida e o aprendizado de seus alunos. É fazer os professores recuperarem o brilho nos olhos”, resume. A ideia de criar uma startup para melhorar o ensino público no país por meio da contribuição coletiva foi de Leonardo. Filho de professora da rede pública de ensino, ele cresceu vendo as dificuldades da mãe em ter recursos para melhorar as aulas.

Após conhecer iniciativas semelhantes no exterior, o jovem compartilhou a ideia com os amigos Fábio e Gabriel e em pouco tempo começaram a trabalhar. “Nossa maior inspiração foi o Donors Choose, que atua há mais de 15 anos nos Estados Unidos. Eles têm grandes investidores, como o Google, e também focam nos professores de escola pública. É a mesma ideia central, o que muda é que os norte-americanos estão mais habituados a fazer esse tipo de doação, de valores pequenos, do que os brasileiros”, afirma Leonardo.

Antes da A+ Educação, Leonardo Capel já havia trabalhado na área de Marketing de grandes empresas e participado, em 2012, do programa Embaixador Choice. “Voltado para universitários, esse programa é liderado pela Artemisia, maior empresa de negócios sociais do Brasil. Eles têm um slogan legal que é ‘entre mudar o mundo e ganhar dinheiro, fique com os dois’. Isso me inspirou a atuar na área social não apenas como um voluntário, mas como um empreendedor, que apoia causas importantes, mas busca resultados”, conta.

Empreendedorismo social - Matheus Silva, de 25 anos, é de Jundiaí, no interior paulista. Formado em Turismo pela Universidade Federal de São Carlos, fez um ano de intercâmbio na Indonésia através do Rotary Internacional. “A Indonésia moldou minha forma de ver o mundo e valorizar o Brasil. Foi lá que percebi a importância de ter a mente aberta para o mundo e as diversidades. 

A partir daquele ano de experiência e choque cultural, vi que tinha que buscar um propósito e lutar por uma Educação melhor no mundo, começando pelo Brasil”, recorda Matheus. De volta ao Brasil, o jovem fez parte de instituições como a AIESEC e o Movimento Choice, quando teve a oportunidade de ensinar inglês a crianças carentes de Koltaka, na Índia, como trabalho voluntário.

Além disso, aprendeu conceitos importantes e metodologias relacionadas a empreendedorismo e gestão. “Isso também aprimorou minha capacidade de liderança, pois tive a oportunidade de ser vice-presidente da organização e reestruturar o planejamento estratégico e as áreas de operação”, resume Matheus. 

Depois de formado, Matheus atuou por poucos meses no ramo de hotelaria: sua vocação era mesmo o empreendedorismo social. “Continuei estudando e organizando eventos de inclusão social em favelas, como o Startup Weekend Change Maker Guarulhos. Essas vivências me fizeram perceber que a Educação empodera as pessoas e dá ferramentas para que nós possamos encontrar nosso caminho e propósitos na vida”, pontua.

Durante este processo, o paulista realizou cursos, estruturando um projeto de desenvolvimento pessoal e empoderamento para jovens do Ensino Médio, baseado em três pilares: autoconhecimento, empatia e colaboração. “O projeto visa fazer com que os jovens conheçam melhor suas virtudes e supram suas deficiências para que posteriormente saibam tomar decisões mais assertivas, bem como encontrem um propósito em suas vidas para traçar as ações que poderão levá-los a alcançar mais rapidamente estes objetivos em suas vidas”, diz.

Sobre a A+ Educação - Criada em julho de 2015, a A+ Educação é uma organização não-governamental online que tem por missão mobilizar a participação cidadã dos brasileiros na construção de um ensino público de melhor qualidade com maiores oportunidades, por meio do financiamento coletivo de projetos e iniciativas criadas por professores da rede pública municipal, estadual ou federal.

Professores de qualquer escola pública do Brasil podem cadastrar seu projeto gratuitamente no site www.amaiseducacao.org e qualquer pessoa pode doar a partir de R$ 10 para os projetos cadastrados. A ONG foi reconhecida pelo prêmio ABRH-PR 2015 na categoria Desenvolvimento Sustentável – Terceiro Setor. Em um ano de atividade, 344 doadores já beneficiaram mais de 2000 alunos em cinco projetos financiados.

***Workshop sobre auto-organização e produtividade será realizado em Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***A BPW Curitiba – Business Professional Women promove o workshop Auto-Organização para maior Produtividade na quinta-feira, 21 de julho, às 8h15, no Hotel Ramada Plaza Rayon, em Curitiba. O workshop será ministrado pela diretora de Empreendedorismo e Negócios da BPW Curitiba, Deborah Dzierwa.

A empresária abordará questões que abrangem o melhor aproveitamento das 24 horas, a prioridade das tarefas e compromissos na agenda diária, a gerência do tempo, o uso das ferramentas do Evernote e Dropbox na organização dos documentos pessoais e profissionais e organização e produtividade. Mais informações pelo e-mail secretaria@bpwcuritiba.com.br

***Visita guiada a exposições que retratam o Japão no Museu Paranaense***


Crédito da foto: Divulgação.

***No domingo (17/07), às 10h, o Museu Paranaense terá uma programação especial que oferece visita guiada às exposições “O espírito do Budô: a história das artes marciais do Japão” e “LARA: recursos de ajuda que salvaram o Japão – um episódio esquecido”. Após a visita, haverá uma apresentação de Kendô (arte marcial com espada de bambu). O evento será realizado em parceria com a Associação de Kendô de Curitiba e com o Centro Ásia. A entrada é gratuita.

A exposição “O espírito do Budô: a história das artes marciais do Japão” reúne diversas peças importantes do acervo da Fundação Japão, entre elas armaduras antigas utilizadas pelos guerreiros samurais, capacetes de diversos tamanhos e formas, espadas, lanças, arco e flecha, além de exibir peças contemporâneas utilizadas pelos praticantes de artes marciais.

Durante a visita à exposição “LARA: recursos de ajuda que salvaram o Japão – um episódio esquecido” será feito uma contextualização histórica do Japão pós-guerra por meio de fotos que mostram como o país se reergueu, ao final da Segunda Guerra Mundial, momento em que cerca de 1/4 dos edifícios e residências estavam destruídos. A programação especial terá encerramento com apresentação de uma das artes marciais japonesas, o Kendô, que será acompanhada de breve explicação sobre o espírito das artes marciais japonesas.

Serviço: Visita guiada no Museu Paranaense Exposições: “O espírito do Budô: a história das artes marciais do Japão” “LARA: recursos de ajuda que salvaram o Japão – um episódio esquecido”. Data: 17 de julho, às 10h - Entrada gratuita. Museu Paranaense Rua Kellers, 289 – São Francisco. Curitiba-PR Mais informações: (41) 3304-3300 - www.museuparanaense.pr.gov.br.

***Depois de 11 dias, evento de Poker tem como campeão um curitibano***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Ousadia é a palavra que definiu a segunda edição do EPO Fest, evento que colocou Curitiba em destaque no cenário do poker durante os 11 dias de competição. A organização atraiu muitos atletas amadores e profissionais com algo inédito na história do poker live brasileiro: um evento surpresa de boas-vindas com inscrição gratuita, que valeu um carro Ford KA 0km.

O torneio principal teve como vencedor o estudante de arquitetura Gabriel Weldt Buest, 27, que investiu apenas R$ 350 reais na inscrição. Após 9 horas de mesa final, ele e o segundo colocado decidiram por um acordo financeiro devido o cansaço do jogo, e passaram a disputar o título e o troféu.


Na foto: O estudante de arquitetura, Gabriel Weldt Buest levou pra casa a primeira colocação no maior evento de poker do Sul.

Gabriel levou para casa o prêmio de R$ 94.500,00 e o troféu de campeão. O segundo colocado ficou com o prêmio de R$ 87.500,00 e o terceiro de R$ 55.000,00. Para Farid José Netto, organizador do evento e atleta profissional, o estudante é um exemplo: “Mesmo sendo um atleta amador, o vencedor é muito bem visto pelos adversários, e tem se destacado no esporte. Ele fez por merecer a vitória”. Devido ao sucesso das edições anteriores, a organização realizará o próximo evento ainda esse ano em data a ser confirmada.

Nessa edição, cerca de 7 mil pessoas passaram pelo evento, que distribuiu 700 mil reais em prêmios. As primeiras edições atingiram juntas mais de 1 milhão e 800 mil reais em prêmios, o que mostra a grandiosidade do evento que recebe pessoas vindas de várias regiões do país. Serviço: EPO Fest I 502k Informações: (41) 3013-4863 | www.epofest.com.br.

***Tecpar adquire equipamento que traz mais eficácia na análise de metais pesados em alimentos***


Crédito da foto: Divulgação.

***Determinar a presença de metais pesados em alimentos requer técnicas avançadas de análises. O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), que há décadas faz ensaios laboratoriais na área de saúde e meio ambiente, adquiriu um novo equipamento para acelerar o processo de digestão de amostras, etapa necessária para quantificar os metais pesados, que além de ser mais rápido oferece mais segurança aos profissionais.

O equipamento foi instalado no Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente do Tecpar e agora os colaboradores do setor participam de um treinamento para operá-lo de maneira correta. Esse aparelho permite verificar a existência de metais pesados em amostras de solos, fertilizantes e alimentos, por exemplo.

O equipamento é um digestor de amostra assistido por energia microondas. Nos procedimentos de digestão convencionais, o processo é relativamente lento pois depende que o ácido alcance a sua temperatura de ebulição, explica a gerente do centro, Daniele Adão. Segundo ela, isso não ocorre no equipamento digestor de amostra porque quando a energia de microondas é aplicada à amostra e ao ácido, depositados em vasos fechados, a pressão do frasco aumenta e, consequentemente, o ponto de ebulição do ácido também aumenta.

“Isso reduz dramaticamente o tempo de digestão de horas para minutos. Com isso, podemos oferecer aos clientes do Tecpar maior agilidade e confiabilidade nas análises realizadas em amostras ambientais, biológicas e de alimentos”, salienta Daniele. Além de realizar os ensaios analíticos de maneira mais rápida e possibilitar a verificação da presença de metais pesados em níveis extremamente baixos, o novo equipamento traz benefícios à segurança dos profissionais que o operam.

“Como o sistema é fechado, ele evita a perda de elementos voláteis e, com isso, não há a liberação de vapores ácidos no ambiente do laboratório”, pontua. Soluções Tecnológicas - Quatro grandes áreas são foco dos negócios dos centros tecnológicos do Tecpar: Saúde e Meio Ambiente, Tecnologia em Materiais, Medições e Validação e Informações Tecnológicas. Interessados em conhecer as soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Tecpar podem acessar o site portal.tecpar.br/solucoes-tecnologicas.

***Festcolor apresenta novidades do Smilingüido***


Crédito da foto: Divulgação.

***Há três anos como licenciada da Luz e Vida, a Festcolor acaba de lançar a nova linha festa do Smilingüido e sua Turma. O lançamento ocorreu durante a Expo Parques e Festas, em São Paulo. "A reestilização da nova linha do Smilingüido trouxe resultados acima do esperado junto aos consumidores. A nova linha reforça a parceria entre a Festcolor e a Luz e Vida", afirma Anderson Milani, gerente Comercial e Marketing da Festcolor. Entre os 16 novos produtos, estão: chapéu, prato, copo, convite, decoração de mesa, entre outros.

“A Festcolor é uma grande licenciada da Luz e Vida e vem se destacando a cada coleção lançada. Essa parceria nos trouxe grande credibilidade no mercado, especialmente no seguimento de festas. É uma parceria sólida que cresce a cada ano com grandes resultados a nossa marca”, ressalta Isabella Razzotto, do setor de licenciamento da Luz e Vida. A nova linha de festas já está disponível no site da Festcolor: www.festcolor.com.br/lin/festa-menino/smilinguido-1.

***Academia de Escudeiros no Palladium Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Palladium Curitiba apresenta a Academia de Escudeiros, uma oficina em que as crianças poderão confeccionar seus próprios escudos. “Vamos trabalhar com materiais simples e lúdicos para que os pequenos possam exercitar a criatividade fazendo a sua própria brincadeira. E tem mais: nossa ideia é ensinar uma atividade que os pais também possam fazer com os filhos em casa”, explica a coordenadora de marketing do Palladium Curitiba, Fernanda Rickson. A atração começa nesta quinta-feira (14) e segue até o dia 31 de julho, de quinta a domingo, das 14h às 20h. Para participar dessa oficina, o ingresso custa R$ 5,00.

Nestas férias de julho, o Palladium Curitiba também tem como atração a Expo Dragões – Encanto e Magia. A exposição gratuita tem 10 dragões robotizados, com três metros de altura e dez metros de comprimento, em média. As características dos dragões fazem com que eles pareçam reais, pois emitem sons, simulam a respiração com os movimentos do tórax, movimentam os membros superiores, inferiores, asas, cabeça e cauda. Além disso, alguns dragões soltam fumaça pela boca.

A exposição funciona todos os dias, até 7 de agosto, no mesmo horário de funcionamento do shopping, nas Praças de Eventos, no Piso L1. Academia de Escudeiros, de 14 a 31/07, de quinta a domingo, das 14h às 20h. Valor R$ 5,00. Expo Dragões, até o dia 7/08, de segunda a sexta, das 11h às 23h. Sábados, das 10h às 23h. Domingos e feriados, das 11h às 22h. Evento gratuito. Local: Palladium Curitiba (Av. Presidente Kennedy, 4121. Portão).

Sobre o Palladium Curitiba - O Palladium Curitiba tem um conceito de espaço multiuso, com opções para compras, lazer, alimentação e serviços. O shopping conta com uma estrutura ampla, moderna e inteligente. Possui mais de 350 lojas, oito salas de cinema e uma sala IMAX, com imagens de alta definição projetadas em uma tela de aproximadamente 400 m². Aberto em 2008, foi o primeiro shopping de Curitiba a implantar um espaço exclusivo para restaurantes, o charmoso Boulevard. Além disso, tem prédios comerciais com entrada exclusiva por dentro do shopping. O Palladium agrega ainda laboratórios, academias, medicina diagnóstica, pet shop, bancos, consultório odontológico, escola de idiomas, entre outros serviços que completam a vida do cliente.

O Palladium Curitiba faz parte do Grupo Tacla Shopping, que possui ainda os empreendimentos: Palladium Ponta Grossa, Itajaí Shopping Center; Shopping Cidade Sorocaba e Catuaí Palladium Foz do Iguaçu. Os empreendimentos em construção são: Jockey Plaza; Palladium Umuarama; Porto Belo Outlet Premium e City Center Outlet Campo Largo. Em 2015, o Palladium Curitiba foi eleito o Shopping Mais Querido do Brasil por meio de uma inciativa da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). No mesmo ano, ganhou os títulos de Shopping de Preferência dos paranaenses pela terceira vez e dos curitibanos pela quinta vez, pelo Prêmio Impar/Ibope 2015. Mais informações no site http://www.palladiumcuritiba.com.br.

***The Outs lança primeiro álbum, “Percipere”, pela Deck***


Crédito da foto: Divulgação.

***Banda da cena underground carioca, The Outs adentra uma nova fase com o lançamento digital do primeiro álbum, “Percipere”. Com nove faixas inéditas, esse é o primeiro trabalho da banda cantado inteiramente em português.

Mesclando texturas e experimentações sonoras com harmonias "pop", o disco, que tem como tematica principal a "percepção", foi produzido pelo grupo em seu próprio home studio e masterizado pelo australiano Rob Grant, que já trabalhou com nomes como Tame Impala e POND.

Transmitindo uma atmosfera mágica e sonhadora, as letras e temas abordados andam a favor de toda a concepção sonora, causando uma prazerosa sinestesia de sentidos. Com pitadas de psicodelia setentista, neo psicodelia, rock rural, mpb e até baião, o jovem quarteto certamente explora novos horizontes no âmbito da música brasileira.

Após atrair os olhares do sagaz Rafael Ramos - que produziu nomes como Pitty e Cachorro Grande -, a banda assinou com a gravadora Deck, que assumiu a distribuição em parceria com o selo próprio Novadema Records. O álbum já está disponível em todas as plataformas digitais. Para ouvir, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=CorU_jySHck.

Nenhum comentário:

Postar um comentário